Dólar com. 5.1626
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
24/05/2019 às 10h00

Geral

Eleições na UE: Holanda e Reino Unido já votaram

As eleições para o Parlamento Europeu começaram nessa quinta-feira (23). Os Países Baixos e o Reino Unido já votaram para a escolha de 751 deputados europeus. Pesquisa na Holanda indica que os Trabalhistas venceram. Mais dois países estão votando hoje: a Irlanda e a República Tcheca.

O processo eleitoral terminará oficialmente nos demais países europeus no próximo domingo (26). A escolha das diferentes datas está relacionada com as regras eleitorais em cada Estado-membro. Na Holanda, por exemplo, as eleições não podem ser feitas às sextas-feiras.

Pesquisas de boca-de-urna, na Holanda, indicam que os Trabalhistas, de Frans Timmermans, vice-presidente da Comissão Europeia, conseguiram a vitória. O partido teve mais de 18% dos votos, duplicando o percentual em relação às eleições de 2014.

Por outro lado, o Partido Liberal, de Mark Rutte, fica em segundo, com 14% dos votos, e o Partido nacionalista Fórum pela Democracia,de Thierry Baudet, em terceiro, com 11%.

A vitória do partido de centro-esquerda na Holanda é considerada importante, já que os partidos de extrema-direita poderão aumentar a presença no Parlamento Europeu.

Quanto ao Reino Unido, apesar da falta de pesquisas oficiais, um levantamento da YouGov previa, na última quarta-feira, que o partido eurocético de Nigel Farage - Brexit Party - ganhasse as eleições com 37%.

Já o Partido Conservador, liderado por Theresa May, enfrenta previsões desanimadoras – apenas sete%.

Os resultados oficiais serão conhecidos no domingo.


Fonte: Agência Brasil

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]