Dólar com. 4.9921
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril
23/05/2019 às 15h18

Geral

Alagoas Contra o Glaucoma chega a 2ª edição com ação preventiva no Centro de Maceió

Divulgação

A luta contra o glaucoma ganha as ruas de Maceió mais uma vez. Nos dias 28 e 29 de maio acontece a segunda edição do “Alagoas Contra o Glaucoma”, na Praça Dom Pedro II, centro da cidade. O evento é gratuito e disponibilizará exames oftalmológicos, a exemplo da verificação da pressão ocular, e panfletagem com orientações sobre como identificar a doença que atinge o nervo óptico e é a principal causadora de cegueira irreversível no mundo.

A ação faz parte da programação da Semana Estadual de Combate ao Glaucoma, criada por lei (nº 7787/2016) pelo deputado Davi Davino Filho (PP). Na primeira edição, foram realizadas mais de 300 aferições de fundo do olho em apenas uma manhã. A expectativa é de que o número de atendimentos dobre este ano.

“Desta vez estamos em parceria com o Instituto de Olhos de Maceió (IOM) e vamos levar um ônibus climatizado para oferecer mais conforto para a população, que é majoritariamente de uma faixa etária mais avançada”, afirma Davino.

“A semana também contará com uma sessão pública, na Assembleia Legislativa do Estado, para discutir a importância do oftalmologista na detecção e acompanhamento da doença, além de atividades de conscientização e educação”, completa.

Dados

O Conselho Regional de Oftalmologia de Alagoas estima que mais de 20 mil pessoas sejam afetadas pela patologia e busquem o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esse número pode ser ainda maior se incluir os portadores de glaucoma que se tratam via planos de saúde e os que ainda não foram diagnosticados.

De acordo com o oftalmologista Carlos Henrique, a promoção do tema é fundamental para a sociedade. "O glaucoma não tem cura, por isso é importante que todos saibam reconhecer os sinais da doença. Existem vários grupos de riscos e tipos de glaucoma, mas se o paciente for diagnosticado precocemente é possível estagnar os danos com o devido tratamento", disse.

 “O objetivo não é só a realização dos exames, mas munir a população de conhecimento para evitar que só se busque ajuda quando a doença já está em estágio avançado. O glaucoma é uma doença silenciosa, então precisamos fazer muito barulho sobre os riscos dela”, destaca Davi Davino.

Alagoas Contra o Glaucoma

Data: 28 e 29 de maio

Local: Praça Dom Pedro II

Hora: 8h às 17h


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]