Dólar com. 5.16
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
23/05/2019 às 23h59

Geral

Comitê Gestor dá início ao projeto da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019

Esse ano o tema é “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”

Comitê Gestor se reuniu nesta quinta-feira (23) para dar início ao projeto 2019 - Ascom Secti

Os trabalhos para a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2019 estão a todo o vapor. Membros do Comitê Gestor estiveram reunidos nesta quinta-feira (23) para dar andamento às atividades que serão executadas de 21 a 27 de outubro deste ano. 

O tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável” foi determinado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Durante a Semana serão desenvolvidas atividades gratuitas de popularização da ciência que contará com cursos, palestras, oficinas, jogos, brincadeiras e atividades lúdicas para diversos públicos.

As ações são coordenadas pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) junto ao Comitê Gestor que atualmente é composto por representantes de órgãos do Governo, setor produtivo, academia e sociedade civil.

Para secretária da Secti, Cecília Rocha, um dos principais objetivos para 2019 é a interiorização das ações, fazendo com que a ciência e a tecnologia chegue ao maior número possível de municípios em Alagoas.

“Nossa intenção é trabalhar forte também no interior do Estado, com a ‘Caravana de CT&I’ e outras ações que possam fomentar e popularizar a ciência nos outros municípios, além da capital Maceió. Outro objetivo nosso é trazer para essa Semana uma edição da Feira de Ciências da Educação Básica de Alagoas (Experiment-AL), estimulando jovens cientistas das escolas públicas e privadas à produção científica e tecnológica”, afirmou a secretária.

Alagoas avança em popularização da Ciência

Alagoas, que ocupava a 23ª colocação em ações de popularização da ciência em 2015, subiu consideravelmente no ranking, estando agora na 7ª colocação, dados de 2018, com mais de quatro mil ações realizadas em Maceió e no interior do Estado, segundo o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Além de ser o 2ª Estado na região nordeste que mais estimula a CT&I. 

O Comitê Gestor

O Comitê Gestor foi instituído por meio da Portaria Secti Nº 50/2017 publicada no Diário Oficial em 1º de agosto de 2017 e reúne em sua composição os parceiros interessados em realizar atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em suas instituições/órgãos/empresas.

A proposta é promover ações interligadas focadas no objetivo central de promover a aproximação da ciência, tecnologia e inovação da população, bem como, popularizar a produção científica e tecnológica do Estado e estruturar melhor a rede de divulgação da ciência em Alagoas.


Fonte: Ascom Secti

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]