Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
19/04/2019 às 16h30

Geral

Comerciantes comemoram anúncio da entrega do Centro Pesqueiro

Atual Balança do Peixe em Jaraguá. - Marco Antonio/Secom Maceió

A próxima Semana Santa será diferente para a comunidade que vive da pesca em Maceió, em especial aos que trabalham no bairro de Jaraguá. Comerciantes e pescadores comemoram o anúncio da entrega do Centro Pesqueiro, estrutura construída pela Prefeitura de Maceió, que será inaugurada no dia 6 de maio para mudar a realidade precária dos trabalhadores da balança do peixe que existe atualmente no bairro.

“Estamos bem ansiosos e felizes porque essa situação difícil tem data para terminar. Hoje a gente trabalha no meio da lama, e por mais que as meninas limpem tudo, não tem jeito. E não é isso que o cliente quer ver. O comércio cai e a gente termina vendendo menos”, disse seu Gilson Costa, que trabalha fornecendo camarão e auxilia no tratamento de pescados.

Ramon Luiz da Silva trabalha no local há 27 anos como fornecedor de peixe para a balança. Ele acredita que a mudança vai atrair movimento para as vendas e trará melhores condições de trabalho para quem vive da atividade. “O ambiente aqui é muito pequeno. Acho que lá vai ser mais adequado e mais espaçoso pra trabalhar. Tenho certeza que o comércio de peixe vai melhorar e muito”, frisou.

Os consumidores também trazem boas expectativas para a mudança. Alexandra Gurgel é de Fortaleza, mora em Maceió há três anos, e optou por comprar na balança para levar pescados frescos. Ela conta o que acha do atual espaço e como acredita ser necessário uma nova estrutura. “Como uma cidade praiana todo mundo gosta muito de peixe, pescados, mas realmente a estrutura encontrada aqui é insalubre e precária. Há sim uma necessidade de melhoria. Com um novo espaço, o que a gente espera é que o manuseio com o alimento melhore, já que é algo tão delicado, principalmente falando em pescados, que exige refrigeração e um local constantemente limpo. Acredito que também melhore as vendas. Hoje em dia, muita gente opta por comprar no supermercado, que não é tão bom quanto comprar o pescado fresco, mas que por conta da estrutura, termina buscando essa opção”, comentou a compradora Alexandra Gurgel.

A nova estrutura

O Centro Pesqueiro ficará próximo ao espaço que funciona atualmente a balança do peixe de Jaraguá. O local foi elaborado em parceria com os moradores da antiga Favela do Jaraguá, que foram transferidos para o Residencial Vila dos Pescadores, no bairro Sobral. O projeto beneficia a quem tem a pesca como principal atividade de sobrevivência.

“Será um ganho para a comunidade que vai ter o Mercado do Peixe com todo o padrão de qualidade com fábrica de gelo, estaleiro para os barcos e depósito para o material de pesca. Vai ser algo totalmente voltado para a comunidade pesqueira, mas ganha a cidade com um novo espaço turístico”, comentou o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, sobre o novo espaço.

“Vamos trazer para cá todos que trabalham no atual Mercado do Peixe aqui em Jaraguá e eles terão toda a estrutura para servir bem o maceioense”, acrescentou Rui Palmeira.

A nova estrutura terá depósitos, estaleiros, mercado de peixe (com área de vendas e armazenamento), lanchonete, fábrica de gelo, oficinas – fabricação e conserto das redes de pesca, fabricação e conserto de leme e elétrica para barco e motor para barco, sorveteria e muito mais. Além disso, cerca de mil empregos serão gerados, aquecendo o mercado de trabalho no setor. O local já ganhou um sistema de iluminação, instalado pela Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima).


Fonte: Secom Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]