Dólar com. 5.1182
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
18/03/2019 às 11h13

Geral

São José da Tapera: TAC entre MP e Prefeitura prevê realização de concurso público

O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) celebrou um termo de ajustamento de conduta (TAC) com a Prefeitura de São José da Tapera visando a realização de concurso público. Em até 60 dias, o Município deverá apresentar ao promotor de justiça da cidade, Fábio Bastos Nunes, a cópia do edital para contratação da empresa que vai realizar o certame.

Assinado no último dia 13, o TAC determina, além do prazo de dois meses para a elaboração da minuta do contrato que deverá reger essa licitação que visa a realização de concurso, que a Prefeitura terá 45 dias para realizar o procedimento licitatório, tendo, inclusive, que publicar o resultado do certame em jornais de grande circulação da região, além de fixá-lo em todos os prédios públicos do município, a fim de cumprir com os princípios da administração pública de publicidade e moralidade.

As especificidades

Após 15 dias da conclusão da licitação e consequente contratação da empresa escolhida, o Poder Executivo será obrigado a publicar edital de abertura de concurso público para provimento dos cargos criados em lei, contendo reserva de percentual das vagas para pessoas com necessidades especiais, observados a compatibilidade com as atribuições e o limite legal; a indicação expressa dos postos, suas quantidades, atribuições e remunerações, bem como o programa das disciplinas que serão consideradas para a avaliação; e a divulgação de todas as etapas no portal oficial do município; dentre outras coisas necessárias à garantia de lisura no certame.

E a nomeação dos candidatos aprovados no concursos também está prevista no TAC. Depois da homologação do resultado do certame, o Município, considerando a necessidade da administração, e após a apresentação de exames médicos e documentação necessária, deverá proceder a posse.

Sobre as contratações temporárias que já existem na Prefeitura, a gestão, em virtude do princípio da continuidade do serviço público, só poderá realizar a prorrogação dos contratos até a nomeação dos aprovados. E quanto todas as posses forem dadas, o Município terá prazo máximo de 30 para exonerar todos os servidores prestadores de serviço.

Multa

A não observância das obrigações nos prazos constantes das cláusulas do TAC ou a negativa de informações ou documentos ao Ministério Público por parte da Prefeitura de São José da Tapera implicará em multa diária no valor de R$ 1 mil. A penalidade deverá ser cobrada do patrimônio pessoal dos responsáveis, e revertida para contas específicas de fundos municipais, sem prejuízo da promoção de responsabilidades administrativa, criminal e cível, inclusive por improbidade administrativa.

O não pagamento da multa acarretará a sua cobrança pela Promotoria de Justiça de Tapera com correção monetária e juros legais.


Fonte: Ascom MPE/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]