Dólar com. 5.16
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
16/03/2019 às 22h00

Geral

Ouvidoria do SUS em Maceió tem atuação destacada

Divulgação

Ter a missão de garantir voz ao cidadão ou funcionário que faz uso dos serviços públicos de saúde, possibilitando que suas manifestações – reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões – se transformem em importantes ferramentas de gestão é uma das principais tarefas do Ouvidor. E neste sábado (16), o dia é dedicado ao reconhecimento do trabalho desse profissional, que vem fazendo uma grande diferença para a melhoria da assistência em saúde no município.

Na capital alagoana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem assegurado esse acessível canal de comunicação à população por meio da Ouvidoria do SUS em Maceió, aproximando os cidadãos da gestão pública de saúde. Implantada em 2006, a Ouvidoria da SMS consolida a cada dia seu papel como um dos principais canais de articulação entre a população e a gestão de saúde no município, fortalecendo a transparência e o controle social.

“Ao longo dos anos, esse trabalho vem ganhando credibilidade e respeito junto aos diversos públicos, não só por assegurar mais agilidade e resolutividade às demandas registradas, mas especialmente por contribuir diretamente para a melhoria da qualidade nos serviços ofertados pelo SUS e do atendimento aos usuários”, afirma a ouvidora do SUS em Maceió, Josiene Barbosa.

Localizada no prédio da SMS (Rua Dias Cabral, 569, Centro) e com pontos presenciais no 2º Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes (localizado na Praça da Maravilha) e no PAM Salgadinho, a Ouvidoria do SUS em Maceió é considerada pelo Ministério da Saúde uma das melhores experiências da área no país e uma referência – para os demais órgãos municipais, além de outras cidades alagoanas, como Rio Largo, Satuba e Arapiraca.

Isso ocorre devido ao alto poder de resolutividade que vem apresentado ao longo dos anos: 90% das 180 demandas recebidas mensalmente têm um encaminhamento satisfatório e os demais 10% são encaminhados como processo administrativo. Entre as principais demandas recebidas estão o acesso a consultas e especialidades médicas, demandas por medicamentos, acesso a serviços de vigilância em saúde e questões de gestão e recursos humanos.

A importância do papel da Ouvidoria do SUS em Maceió levou a gestão, inclusive, a adotar a ferramenta como uma das exigências a serem cumpridas pelos prestadores de serviço – ambulatoriais e hospitalares – contratualizados pelo município, através do qual a prestação dos serviços são continuamente monitoradas. Atualmente, o acompanhamento é feito pela Comissão Interna de Acompanhamento e Instrução da Contratualização da SMS junto aos hospitais Universitário (HU), Santa Casa de Misericórdia, Maternidade Nossa Senhora da Guia, Sanatório e Hospital do Açúcar, além das instituições da rede ambulatorial, que são Adefal, Pestalozzi, AAPPE, APAE sede e APAE Audiovisual.

“O monitoramento dos critérios exigidos para a contratualização tem sido essencial para o cumprimento dos requisitos que visam a qualidade da assistência e funciona também como um processo de conscientização permanente, sobre a necessidade de se prestar um bom atendimento à população”, reforça Josiene.

No desempenho diário, a Ouvidoria do SUS em Maceió promove o acolhimento dos usuários em reclamações, denúncias, elogios, solicitações e sugestões relativos aos serviços prestados pela rede SUS do município, levando essa informação ao conhecimento dos setores que compõem a sub-rede de atendimento e aos órgãos competentes – representado pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), coordenações de Farmácia e Bioquímica, de Vigilância Sanitária e de Distritos Sanitários. Além destes, integram esse grupo a Gerência de Atenção Psicossocial e as Ouvidorias do PAM Salgadinho, do 2º Centro de Saúde e das UPAS do Trapiche e do Benedito Bentes.

A Ouvidoria do SUS em Maceió funciona – para o recebimento de reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões dos usuários – de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Os contatos podem ser feitos ainda pelo telefone 3315-5254 ou pelo e-mail: [email protected].


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]