Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
16/03/2019 às 20h00

Geral

Praia Acessível celebra Dia Internacional da Síndrome de Down

Prefeito acompanhou mais uma edição do projeto na Pajuçara. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira participou, neste sábado (16), da edição do Praia Acessível em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 de março. O projeto, que reúne 300 participantes por edição, é promovido por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Semelj). As atividades adaptadas para pessoas com deficiência são realizadas na Praça Gerônimo Ciqueira, na Pajuçara.

O gestor destacou a inclusão social e a participação do público. “É um projeto inclusivo de grande sucesso em Maceió e até outras capitais já levaram essa iniciativa também. Isso é muito bacana, mostra que o Praia Acessível vem dando certo e é uma oportunidade das pessoas com deficiência terem seu dia de lazer. Aqui teve futebol, banho de mar, dança, música e muita animação”, disse Rui Palmeira.

Atividades adaptadas como alongamento, dança, zumba, futebol, funcional, bocha, basquete em cadeira de rodas e corrida acessível fizeram parte da programação. “Hoje tivemos um dia diferente com a primeira etapa do ano da Corrida Acessível, além das outras atividades em uma manhã inteira de lazer para pessoas com deficiência. É um grande prazer receber a todos neste projeto, um dos mais bonitos da Prefeitura de Maceió”, falou o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Daniel Mello.

A edição deste sábado divulgou o Dia Internacional da Síndrome de Down, que será celebrado na próxima quinta-feira (21). A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a inclusão e aumentar a visibilidade social das pessoas com Síndrome de Down.

Respeito

Para Lício Victor, atleta com síndrome de Down, as atividades representam mais que lazer e diversão. Quando esteve na quadra durante a partida de futsal, ele também observou as atitudes de respeito e proximidade. “Estou muito feliz hoje, porque jogamos bem e aprendemos a respeitar o espaço do outro. Todos ajudam o ‘Down’ e nós também ajudamos os outros. Assim comemoramos este dia”, disse. O jovem Darlan Souza faz parte também do time que tem apoio do Instituto Amor 21 e ficou realizado com o empenho: “Sou um craque muito feliz. Hoje fiz dois golaços”.

José Júlio sempre acompanha o filho, o Vinícius Feitosa, nas edições do Praia Acessível e reconhece que é importante o evento no processo de conscientização. “É maravilhoso estar aqui com esta turma. O projeto é muito bom e a Prefeitura está de parabéns. O dia da Síndrome de Down será quinta, mas hoje a gente já começa a falar mais no assunto e isso conscientiza”, avaliou.

Liberdade

A atividade preferida da assistente social Paula Moura é o banho de mar. Ela é cadeirante e comentou a sensação. “Sinto liberdade, paz e tranquilidade. Aqui as pessoas com deficiência podem tomar banho de mar assistido com cadeiras anfíbias. Há inclusão porque tem as atividades adaptadas e a interação, a gente conhece outras pessoas”, relatou Paula.

Coordenador do projeto, João de Barros também comentou os benefícios. “É um projeto muito bonito com várias atividades de esporte e lazer que inclui todas as pessoas e tem também a interação dos participantes com a presença dos amigos e familiares”, disse ao lembrar as parcerias. “Contamos com a participação das instituições como Centro Educacional Wandette de Castro, Appae, APE, Famdown, Instituto Crescer, Pestalozzi, Adefal, Amor 21, e outras instituições que sempre apoiam a estrutura do projeto, como a Uninassau, Nabuco e Illa Sorvetes”, citou o coordenador.


Fonte: Secom/Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]