Dólar com. 5.0131
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
21/02/2019 às 15h30

Geral

Seris debate ações de ressocialização com a Prefeitura de Arapiraca

Secretário Marcos Sérgio aproveitou a oportunidade para fazer uma visita técnica ao Presídio do Agreste

Extensa agenda de compromissos marcou ida do gestor até município alagoano - Jorge Santos/Agência Alagoas

A regionalização das ações do Governo de Estado tem impactado, positivamente, toda a população alagoana. Nessa quarta-feira (20), o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, reuniu-se com o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, para discutir a respeito das ações desenvolvidas pela pasta na região.

Na pauta estavam o trabalho da Central de Alternativas Penais (Ceapa) do município de Arapiraca, bem como a assinatura do termo, com a Secretaria Municipal de desenvolvimento Turístico (SMDT), para a renovação do espaço para o Box de Artesanato, localizado no mercado Margarida Gonçalves, onde são vendidas peças produzidas nas oficinas da Fábrica de Esperança.

"Manter esse canal aberto entre o município e o Estado é importantíssimo, pois ampliamos a possibilidade de ofertar melhorias a população", destacou o gestor da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), coronel PM Marcos Sérgio de Freitas.

A advogada da Ceapa, Otanise Danyella, explica que o objetivo da Central é o acompanhamento de penas e medidas alternativas visando à redução eficaz da reincidência ou reiteração criminal, já que as alternativas penais possuem um caráter social e educativo.

"Continuar com a parceria junto à prefeitura de Arapiraca irá contribuir com o acompanhamento das penas e medidas alternativas, gerando, em prol da sociedade, a diminuição da violência, potencializando a segurança social e ao patrimônio público. Além disso, proporciona economia, uma vez que um indivíduo ressocializado não voltará a delinquir", falou.

A supervisora de Produção e Laborterapia, agente penitenciária Alessandra Cavalcante, ressalta a importância da renovação do espaço para o Box de Artesanato. “Essa é uma excelente oportunidade para podermos comercializar as peças além da capital, possibilitando que os moradores de Arapiraca continuem prestigiando o trabalho de ressocialização que é desenvolvido pela Seris, através da exposição das lindas peças produzidas pelas reeducandas do Sistema Prisional Alagoano", contou.

Rogério Teófilo, prefeito do município, destacou o trabalho conjunto da prefeitura com o Governo. "A interação entres os poderes públicos é importante para a sociedade. Aqui em Arapiraca, somos parceiros em todas as ações desenvolvidas pelo Estado. Com isso, buscamos agregar mais qualidade de vida a população", afirmou.

Presídio do Agreste

Ainda na quarta (20), o secretário realizou uma visita técnica ao Presídio do Agreste, localizado no município de Girau do Ponciano. A visita teve como objetivo inspecionar o funcionamento da unidade, bem como ouvir as demandas dos servidores penitenciários lotados no local.

Na ocasião, o gestor da Seris também conversou com os representantes de módulos da unidade. "É importante ouvir as demandas dos servidores e reeducandos para tornarmos a gestão prisional mais eficiente", disse.

Para o chefe da unidade prisional, agente penitenciário Rodrigo Lima, esse tipo de ação é importante para manutenção da ordem e tranquilidade do estabelecimento. "A visita é importante, pois o secretário amplia a possibilidade de diálogo. Sempre é bem produtivo, pois ele conversa com servidores e sana as dúvidas tantos dos presos, quanto da equipe referente a ações da seris”, concluiu.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]