Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
20/02/2019 às 23h30

Geral

Feijão encareceu? Invista na massa! Veja receita com frango e legumes

Macarrão é alternativa nutritiva e acessível para a mesa do brasileiro

Divulgação / Estrela

dobradinha arroz com feijão está na mesa da maioria dos brasileiros praticamente todos os dias. Porém, com a elevação do preço do feijão, que apenas em janeiro de 2019 teve aumento de 16%, a combinação está sumindo do cardápio diário. Para adequar a alimentação ao orçamento, a dica da Estrela, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, é fazer trocas inteligentes. Na hora de substituir o arroz com feijão, o macarrão pode ser um bom aliado.

Inclusive, as massas têm uma composição nutricional muito parecida com o arroz, pois são fontes de carboidrato e, por isso, fornecem energia para o corpo. Já o feijão é fonte de proteínas, ferro, fibras e vitaminas, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Para igualar as suas refeições, o importante é buscar componentes parecidos em outros ingredientes e opções de pratos, como saladas, legumes cozidos e verduras refogadas. Assim, não faltarão fibras na sua alimentação. A combinação de massas com proteínas (carnes, frangos, peixes, etc) deixa seus pratos equilibrados e é uma opção para substituir o feijão, por exemplo.

Outro ponto para destacar é que no Brasil, por lei, a farinha de trigo, principal componente das massas, é enriquecida com ácido fólico, um ingrediente naturalmente encontrado também no feijão. Ou seja, enquanto o custo-benefício do feijão estiver fora da realidade de muitos brasileiros, é possível fazer estas pequenas substituições de ingredientes e conseguir pratos tão benéficos quanto à tradicional mistura do arroz com feijão.

Então, aproveite a receita de Espaguete com Frango e Legumes, sugestão da Estrela. Além do carboidrato da massa e das proteínas do frango, esta receita custa em torno de R$25 e rende até 8 porções. Aliás, este prato ainda contém ervilhas e beterrabas, alimentos ricos em nutrientes também encontrados no feijão.  

Veja: 

Ingredientes:

1 pacote de macarrão tipo espaguete 

5 colheres (sopa) de óleo

6 dentes de alho picados

500g de frango desfiado

5 tomates maduros, sem sementes, em cubos

3 colheres (sopa) de azeite

100g de cenoura cozida, em cubos

½ lata de ervilhas

100g de beterraba cozida, em cubos

100g de queijo parmesão ralado

Sal, azeite e salsinha picada a gosto

Modo de Preparo:

- Comece preparando o frango refogado. Em uma frigideira média refogue metade do alho. Junte o frango, os tomates e deixe refogar por mais 3 minutos. Acerte o sal, salpique a salsinha e reserve.

- Prepare os legumes salteados. Em uma frigideira média refogue a outra metade do alho. Junte a cenoura, as ervilhas, a beterraba, deixe refogar por mais 3 minutos e reserve.

- Cozinhe a massa numa panela grande com 5 litros de água com sal. Coloque a massa e mexa de vez em quando, até que água volte a ferver. Deixe cozinhar por 8 minutos ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

- Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o refogado de frango e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Acomode por cima os legumes salteados, polvilhe por cima o queijo parmesão e sirva a seguir.

Rendimento: 8 porções


Fonte: Notícias ao Minuto

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]