Dólar com. 5.0082
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
20/02/2019 às 14h23

Geral

Lei Seca será reforçada durante prévias carnavalescas na capital

Operação será realizada de forma volante, com o intuito de coibir a mistura de álcool e direção

Guarnição irá atuar em pontos estratégicos com o auxílio do serviço de inteligência do Detran/AL - Lays Peixoto/Agência Alagoas

Para garantir a tranquilidade da população alagoana não só durante o Carnaval, como também no período de pré-carnaval, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) por meio da Operação Lei Seca, irá atuar de forma intensificada durante as prévias carnavalescas na capital. O principal intuito da ação é coibir a associação do consumo de álcool com a condução de veículos, contribuindo para a redução das perdas irreparáveis consequentes dessa mistura.

A fiscalização irá acontecer de forma volante, percorrendo diversos bairros de Maceió, minimizando os riscos de acidentes, promovendo a mudança de comportamento dos alagoanos e contribuindo com a fluidez do trânsito. Segundo a direção do departamento, é crucial a presença da operação nos festejos, considerando o alto consumo de bebida alcoólica durante as festas de momo. 

“É fundamental que a Lei Seca esteja sempre presente tanto com ações educativas, como com a própria fiscalização. Essa é uma época em que as pessoas tendem a consumir bebidas alcoólicas, então é necessário enfatizar cada vez mais a incompatibilidade do álcool e direção. As pessoas precisam ter a devida consciência não só do perigo que essa mistura acarreta, como também de respeitar a nossa legislação. Nosso objetivo é intensificar as ações na capital e no interior para reduzir o índice de acidentes fatais para as vítimas”, destaca o diretor-presidente do órgão, Adrualdo Catão.

O coordenador da operação em Alagoas, tenente Emanuel Costa, ressalta que a guarnição irá atuar em pontos estratégicos com o auxílio do serviço de inteligência do Detran/AL e em parceria com a Polícia Militar, atuante no combate à alcoolemia junto às equipes da Lei Seca no estado.

"A conscientização é a base para um trânsito seguro. Nós não proibimos a bebida, nem a diversão. Não permitimos é que o condutor consuma bebidas alcoólicas e depois vá dirigir. A blitz não está lá para constranger o cidadão e sim para salvar vidas. Esta é a nossa principal missão. Esperamos que os foliões curtam as prévias e o Carnaval de forma consciente, agindo com boas práticas no trânsito”, destaca o coordenador.

Procedimento

Durante a Operação Lei Seca, todos os veículos que passam pela barreira policial são parados. O procedimento para o teste do bafômetro é simples: o motorista do veículo é parado e os agentes de trânsito pedem para que ele apresente os documentos de porte obrigatório (CNH e CRLV), enquanto o veículo é vistoriado. Neste momento, o condutor é convidado a fazer o teste de consumo de álcool utilizando o etilômetro, equipamento conhecido popularmente como “bafômetro”.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o condutor que cometer homicídio ou provocar uma lesão grave ou gravíssima enquanto estiver dirigindo sob o efeito de álcool ou de outra substância psicoativa pode ir preso e cumprir pena de 5 a 8 anos de reclusão, além da suspensão ou proibição do direito de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo.

Quem não comete nenhum crime de lesão à vida no trânsito e o teor de álcool indicado no bafômetro fica entre 0,05 mg/l e 0,33 mg/l responde administrativamente. Se o teor de álcool for maior do que 0,34 mg/l, o motorista deve ser levado imediatamente a uma delegacia e vai responder também por crime de trânsito, cuja pena é de seis meses a 3 anos.

Em todos os casos citados, os motoristas terão que pagar a multa de R$ 2.934,70, a habilitação será recolhida e outro condutor habilitado terá que retirar o carro do local.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]