Dólar com. 3,888
IBovespa -1.98
25 de maio de 2019
min. 22º máx. 30º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Justiça bloqueia R$ 3,57 bilhões do MDB, PSB, políticos e empresas
20/02/2019 às 23h59

Geral

Baixa o colesterol, emagrece e protege o cérebro: 10 benefícios da chia

E você, já começou a adicionar esta semente milagrosa às suas refeições?

Divulgação

 chia é uma planta herbácea da família das lamiáceas, originária do México, já utilizada como alimento pelos povos das civilizações da América Central há muitos séculos.

A importância do consumo desta semente tem sido reforçada por especialistas em nutrição humana, uma vez que nela são encontrados ácidos graxos poli-insaturados essenciais, fibras, proteínas e outros nutrientes vitais.

Entenda como consumir apenas 25 gramas por dia destas sementes pode fortalecer o seu organismo e sistema imunitário. Adicione-as a iogurtes, vitaminas, na sopa ou saladas e desfrute.

Benefícios da chia

1. Ajuda a emagrecer

Um dos motivos que fazem da chia uma grande aliada na perda de peso está na sensação de saciedade que a semente proporciona. Suas fibras têm a capacidade de absorver muita água, transformando-as numa espécie de gel que enche o estômago, o que consequentemente, acarreta um menor consumo de alimentos.

2. Previne e controla o diabetes

Por conter fibras e aumentar o tempo de libertação da glicose, a chia contribui para a prevenção da diabetes tipo 2, evitando assim a resistência à insulina.

3. Previne doenças cardiovasculares

O consumo regular de chia previne infartos, derrames e hipertensão, devido a ser uma fonte rica de ômega 3. Esse ácido graxo reduz a formação de coágulos sanguíneos e arritmias, além de diminuir o colesterol circulante no sangue. Além disso, o ômega-3 ajuda na regulação da pressão dos vasos sanguíneos, uma vez que aumenta a fluidez sanguínea, evitando assim, o aumento da pressão arterial.

4. Regula o colesterol

De toda gordura que compõe a chia, aproximadamente 77% são formados por ácidos graxos, ômega 3 e ômega 6. Essas gorduras são responsáveis por diminuir o colesterol mau (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), além de baixar os triglicerídeos na corrente sanguínea.

5. Fonte de cálcio

A chia está repleta de cálcio, sendo assim uma alternativa para indivíduos que têm intolerância à lactose, necessitando de fontes alternativas desse mineral.

6. Efeito desintoxicante

Os antioxidantes que compõe a chia são responsáveis por auxiliar na desintoxicação do fígado, além de impedirem a formação de radicais livres que agem destruindo as membranas celulares e desencadeando o processo de envelhecimento.

7. Protege o cérebro

Favorece as ligações cognitivas no cérebro. Muitos estudos relacionam os ácidos linoleico e alfa-linolênico presentes na semente de chia com a formação das membranas celulares, as funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos.

8. Pele e cabelos mais bonitos

Rica em vitamina A, este nutriente age como antioxidante contra os radicais livres e também auxilia na redução do acne e prevenção da secura da pele. A semente também contém vitamina B2, importante para uma ótima saúde da pele, unhas e cabelo.

9. Efeito anticelulite

Muitos estudos têm relacionado o consumo desse de ômega-3 com a diminuição da inflamação cutânea mais comumente conhecida por celulite.

10. Fortalece a imunidade

Por conter minerais como o selênio e zinco, que auxiliam o sistema imunitário, a chia é importante para reforçar as defesas, diminuindo assim a incidência de doenças como gripes, constipações e processos infecciosos. Adicionalmente, por ter nutrientes como o fósforo, manganês, cálcio, potássio e sódio, a semente é indispensável para a manutenção da integridade e saúde das células.


Fonte: Notícias ao Minuto

Todos os direitos reservados
- 2009-2019 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]