Dólar com. 3,888
IBovespa -1.98
25 de maio de 2019
min. 22º máx. 30º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Justiça bloqueia R$ 3,57 bilhões do MDB, PSB, políticos e empresas
16/02/2019 às 07h00

Geral

Prefeitura presente em ação preventiva de evacuação do Pinheiro

Prefeitura presente em ação preventiva de evacuação do Pinheiro

A Prefeitura de Maceió já definiu o planejamento para o simulado de evacuação do bairro do Pinheiro, que será realizado neste sábado (16), a partir das 15 horas. Os trabalhos têm caráter preventivo e vão se concentrar nos quatro pontos de apoio definidos pelo plano de ação: terminal rodoviário do Sanatório, estacionamento da Casa Vieira, na Rua Clarêncio Jucá – ao lado da Importadora Veículos e no primeiro ginásio de esportes do Cepa. As quatro áreas vão receber equipes das secretarias municipais de Saúde (SMS), Educação (Semed) e Assistência Social (Semas), que oferecerão apoio aos moradores. A coordenação geral ficará a cargo da Defesa Civil de Maceió.

A coordenação em cada ponto de apoio ficará a cargo da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Ao todo, 48 servidores farão a acolhida dos moradores que saírem das unidades residenciais durante a evacuação. Os profissionais identificados farão a acolhida e o Cadastro de Evacuação – que contém informações básicas para atendimento, como nome, endereço, número de integrantes do núcleo familiar.

Após esta etapa, as famílias receberão os encaminhamentos necessários – a ser avaliado caso a caso – como a ida para os abrigos provisórios (para quem necessitar) e atendimentos de saúde. A Semas terá disponível vans para o transporte dessas famílias para o atendimento de Saúde e para o Abrigo.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai disponibilizar em cada ponto de apoio uma equipe médica composta por um médico, um enfermeiro e dois técnicos, totalizando 16 pessoas. Cada ponto vai receber também quatro equipes de Atenção Psicossocial, composta por dois psicólogos e seis técnicos. Além disso, a SMS terá duas caminhonetes e dois carros pequenos à disposição da população. Todas as equipes de assistência também portarão kits de primeiros socorros.

A Urgência e Emergência da SMS fará atendimento básico aos usuários durante o simulado de evacuação do Pinheiro. Além de psicólogos, assistentes sociais, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem , as equipes contarão com a presença de todos os supervisores da rede de urgência e emergência, capacitados para observar e atender caso algum paciente passe mal, já que o simulado envolve questões emocionais e essas pessoas podem ser afetadas.

O atendimento acontecerá na chamada zona fria (que é onde fica toda a atenção e cuidado universal para o paciente, envolvendo diversas áreas), que são aqueles pacientes que têm baixa complexidade.

Os profissionais observarão que tipo de paciente chega para o atendimento e em qual quantidade, porque os usuários sairão da chamada zona quente (local de atenção em que só ficam os bombeiros) e se dirigirão aos pontos estratégicos para onde serão treinados.

De acordo com Mariana Coelho, gerente de Urgência e Emergência da SMS, o atendimento será de observação, análise e cuidados assistenciais para algum participante que precise.

“Em situações como essas são comuns aparecerem doenças psicossomáticas, como alteração de pressão e glicemia, principalmente para quem já tem alguma predisposição. E nós estaremos preparados para atender essas pessoas. Inclusive, nossas UPAs já estão cientes do atendimento prioritário e diferenciado, caso seja necessário encaminhar algum usuário para a unidade”, explicou a gerente.

A atuação da Secretaria Municipal de Educação será de acolhimento dos moradores por meio de profissionais da Educação voluntários. O órgão colocará à disposição ônibus, inclusive adaptados, para fazer parte do treinamento.

Segurança e trânsito

Outros órgãos do Município também darão apoio ao simulado no bairro do Pinheiro. A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) vai disponibilizar 252 guardas municipais e 20 servidores da Coordenação de Guardas e bens Apreendidos e Demolição para dar apoio à Polícia Militar. Em uma situação de emergência, o efetivo vai se reunir em três pontos para embarque em direção ao local: na sede da Semscs; na sede da Guarda Municipal; e na Vila Olímpica na Cidade Universitária.

Entre as atribuições, a Semscs vai bloquear vias, demolir imóveis e residências que estejam com risco de desabamento; fazer a segurança dos imóveis enquanto a população não retornar às suas residências e isolar áreas mais afetadas determinadas pela Defesa Civil ou pelo Gabinete de Situação. O efetivo fará também o isolamento das vias e vai apoiar a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar nos desvios do trânsito nas ruas e avenidas.

A SMTT vai utilizar quatro viaturas e oito agentes de trânsito para garantir o apoio viário da operação. As viaturas ficarão localizadas nas ruas Tavares Bastos, Antônio Procópio, Coronel Lima da Rocha e na Praça do Conjunto Divaldo Suruagy. Além destes pontos de bloqueio, as vias que dão acesso à Avenida Fernandes Lima serão interditadas com cones. Os bloqueios acontecerão no sentido Tabuleiro/Centro da Avenida Fernandes Lima, no trecho que vai desde a saída da Rua Tereza de Azevedo até a saída da Rua Miguel Palmeira, no Farol.

Vias interditadas

As vias que dão acesso à Avenida Fernandes Lima e que serão interditadas com cones são: ruas Tereza de Azevedo, Francisco Amorim, Jornalista Vaz Filho, Luiz Rizzo, Antônio Procópio, Pedro de Oliveira Rocha, Taváres Bastos, Clarêncio Jucá, João Barros Pinho, Estatístico Teixeira de Freitas e Coronel Lima Rocha.

Deste modo, os condutores que quiserem sair do Pinheiro em direção à Avenida Fernandes Lima durante o simulado de evacuação, deverão seguir até o final da Rua Professor José da Silveira Camerino, proximo à Junta Comercial de Alagoas.

Além do apoio viário realizado pela SMTT, integrantes do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) também participarão da ação, com esquipes posicionadas na saída das ruas Tereza de Azevedo e Francisco Amorim, ao lado do Shopping Farol.

A SMTT alerta que a avenida Fernandes Lima não será interditada durante a execução do Simulado de Evacuação. O tráfego de veículos ao longo desta via será mantido.

Circulação de ônibus

Devido à realização do simulado de evacuação, nove linhas de ônibus que atendem o bairro do Pinheiro terão o seu itinerário modificado. As alterações acontecerão das 14h30 às 16h30.

Confira

LINHA 024 – Sanatório / Centro (via Rotary – Josepha de Melo)

IDA: Terminal da Rotary, Avenida Rotary, Avenida Fernandes Lima, retorna pelo lado oposto da Rua Tereza de Azevedo entrando ao lado da Farmácia do Trabalhador, Avenida Rotary novamente e segue com o seu itinerário normal.

VOLTA: Av. Rotary, Av. Fernandes Lima, retorna pelo lado oposto da Rua Tereza de Azevedo entrando ao lado da Farmácia do Trabalhador, segue pela Avenida Rotary em direção ao terminal.

LINHA 027 – Vila Saem / Centro

IDA: Saindo do terminal do Sanatório, pega a Travessa Belo Horizonte (rua da Unimed), em seguida entra na Avenida Fernandes Lima e segue em direção ao Centro;

VOLTA: Centro, Av. Fernandes Lima, entra na Pitanguinha, passa pela Avenida Fernandes Lima, Gruta, Av. Fernandes novamente, Travessa Belo Horizonte (rua da Unimed) até chegar ao Terminal Sanatório.

LINHA 604 – Ufal / Cruz das Almas

IDA: Avenida Durval de Góes Monteiro, retorno no IBAMA, entrando ao lado do Supermercado Extra (Jardim do Horto), Gruta, Eixo Viário por trás do Hospital dos Usineiros, Avenida Rotary, seguindo o itinerário normal.

VOLTA: Não haverá alteração no itinerário de volta.

LINHA 608 – Gruta / Iguatemi

IDA: Terminal Rotary, Avenida Rotary, seguindo direto pela Avenida Fernandes Lima, deixando de passar no bairro do Pinheiro.

Fonte: Secom/Maceió


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2019 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]