Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
17/12/2018 às 10h00

Geral

Idosos atendidos pelo Cras vão ao aeroporto pela primeira vez

30 idosos referenciados do Cras Clima Bom foram visitar o Aeroporto de Maceió e um shopping da capital - Ascom Semas

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é um equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) que oferta diversos serviços para as comunidades em que estão inseridos. Entre atendimentos, encaminhamentos e grupos de convivência, o Cras é também responsável por proporcionar momentos únicos aos usuários.

Um exemplo disso, foram os 30 idosos referenciados pelo Cras Clima Bom, que nesta semana tiverem a oportunidade de conhecer pela primeira vez, o aeroporto e ver a chegada e partida de aviões. O grupo ainda participou de uma ida ao shopping antes de retornar a sede do Centro de Referência.

Durante o passeio, os idosos conheceram as instalações do Aeroporto Zumbi dos Palmares e também ficaram no terraço observando o espaço e admirando os aviões. De acordo com a assistente social do Cras Clima Bom, Flávia Lúcia, o espaço foi escolhido devido à quantidade de pessoas que nunca tinham ido até o local e de poder proporcionar um passeio que ficasse marcado na vida deles.

“Esse grupo de idosos sempre comentava que nunca tinham andando e nem visto um avião de perto, então o passeio foi feito com o intuito de proporcionar a eles essa experiência que foi tão única. Eles estavam emocionados, felizes. Essa é a importância de uma atividade fora da rotina deles, de poder resgatar a autoestima, que apesar de não fazer parte da realidade deles, eles têm direito ao lazer e podem ter acesso a espaços que tanto sonharam”, explicou Flávia.

Após a ida ao aeroporto, o grupo de idosos foi a um shopping da parte alta da cidade, onde viram a decoração de Natal. Ainda segundo a assistente social, o passeio é uma forma de estimular a qualidade de vida desses idosos. “Nos encontros do grupo, eles participam de diversos tipos de atividades, mas os que mais pedem são os passeios. Durante esses passeios eles ficam curiosos e isso promove nova experiência de vida, cria novas amizades, então é sempre positivo ofertar esse tipo de lazer para os idosos”, disse.

Para Francisca de Souza, a ida ao aeroporto foi um sonho realizado. “Sempre ouvia as pessoas falando sobre como era bonito, que os aviões eram grandes, e foi muito lindo ver isso hoje. Estou com o coração muito feliz, muito emocionada!”, falou a senhora.

“Toda vez que viajo de ônibus e vejo a seta indicando o aeroporto, dá uma vontade de ir bater lá, né? Então adorei o passeio, de vir até aqui conhecer, ver o espaço com calma, e em seguida ir até o shopping também foi muito legal, às vezes a gente acha que esses espaços não são para as pessoas de baixa renda, mas devemos mudar nossa cabeça já que é um direito nosso de ir até todos esses espaços”, disse Luiz Florentino da Silva.

Já para Iracir Soares, que é usuária do Cras há 3 anos, passear é sua atividade favorita. “Foi pelo Cras que eu tive a oportunidade de conhecer diversos pontos turísticos de Maceió, e eu mudei muito ao longo desses anos. Descobri os meus direitos e vi que é possível a gente ainda realizar vontades antigas, também é minha primeira vez no aeroporto e foi maravilhoso, e a ida ao shopping foi muito legal”, disse.

O Cras Clima Bom referencia idosos da comunidade e está localizado no Conjunto Osman Loureiro, nº 242, Lote 10, quadra C1.


Fonte: Ascom Semas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]