Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
17/12/2018 às 07h07

Geral

CFM contesta números do Mais Médicos 

Reunião do Conselho Federal de Medicina no mês de novembro de 2018 - Flickr/Divulgação

Por Carlos Amaral e Eliane Aquino

No mês de novembro, o CFM elaborou um documento em que apresenta dados contestadores aos oficiais do Mais Médicos. A Autarquia aponta uma série de números que vão desde a quantidade de médicos registrados nos CRM’s nas localidades onde o programa atua ao questionamento sobre sua eficácia.

“O advento do PMM não agregou a quantidade de profissionais na atenção básica, conforme anunciado pelo Governo” afirma o CFM. O órgão também acusa as prefeituras de demitirem médicos locais, para diminuir sua folha de pagamentos, e suprir a demanda com o Mais Médicos.

“As prefeituras demitiram milhares de médicos brasileiros com CRM com a chegada dos intercambistas. Segundo auditoria do Ministério da Transparência, esse ato atingiu cerca de 10 mil profissionais”. Com as demissões, as prefeituras esperavam desonerar suas folhas de pagamento, passando a contar com o pagamento dos salários dos intercambistas diretamente pela União”, entende o órgão.

Ainda de acordo com o documento do CFM, as prefeituras que demitiram médicos promoveram redução de 46% no gasto em saúde. “Em mais da metade desse total de prefeituras [60%], o volume de recursos destinados pelos orçamentos municipais fica abaixo da média nacional dos gastos praticados por essa esfera administrativa”, aponta. “Deve ser apurado o comportamento da gestão em saúde nesses municípios que não destinariam o volume de recursos para o custeio e investimento na assistência segundo as demandas populacionais”, completa o CFM. 

O Conselho, no entanto, reconhece a concentração dos médicos brasileiros nas localidades mais desenvolvidas do país. De acordo com o CFM, o crescimento do número de profissionais formados no Brasil contempla a demanda por atendimento na atenção básica.

“O aumento da população médica, de modo geral, tem sido maior do que o da população geral em todos os Estados, o que mostra que essa oferta tem crescido mesmo nas áreas mais distantes, apesar de persistir uma tendência de concentração nos estados e regiões mais desenvolvidos, em especial no Sul e no Sudeste, bem como na faixa litorânea”, aponta. “A oferta de médicos brasileiros por grupo de mil habitantes apresentou uma variação positiva nos últimos cinco anos, em decorrência do aumento de 20% dessa população, aproximando o indicador nacional de países como Coréia do Sul (2,2), México (2,3), Japão (2,4) e Polônia (2,5)”, completa o CFM.

Em relação à eficácia do Mais Médicos, o CFM também elenca uma série de ressalvas. Contudo, reconhece ser necessário mais tempo e trabalhos científicos capazes de medir o impacto do programa na assistência em saúde no Brasil.

“No entanto, percebe-se comportamento de indicadores epidemiológicos que merecem ser apurados adequadamente, como o aumento das taxas de mortalidade materna e infantil durante o período de execução do Mais Médicos. Também chamam a atenção os baixos resultados das campanhas de vacinação infantil no país”, aponta o Conselho.

AMB sugere uso das Forças Médicas para substituir programa em áreas indígenas

A Associação Médica Brasileira (AMB), que nunca aprovou o programa Mais médicos do governo Dilma, sugere que para suprir a participação dos cubanos no país, o governo adote ações emergenciais, entre elas o uso de médicos das Forças Armadas em áreas indígenas. 

Outras alternativas propostas pela entidade, seria o aumento do valor do repasse da União aos municipais para contratação de médicos e a criação de incentivos a subsídios para jovens médicos com dívidas no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), essa última, em análise pelo Ministério fa Saúde.

Em nota, a AMB culpa o governo por transferir parte da responsabilidade pelo atendimento à atenção básica de saúde e diz que “isso deixou o Brasil submisso aos humores do governo de outro país, cujos impactos negativos os brasileiros estão comprovando agora”. Segundo a Associação, existem 458.624 médicos no Brasil, “um número suficiente para atender às demandas da população”. A entidade classificou a retirada dos intercambistas como uma “retaliação do governo cubano ao povo brasileiro”.

No caso do uso das Forças Armadas em áreas indígenas e de difícil acesso, a AMB sugere que seja aproveitada a experiência dos militares “levando não somente médicos para esses locais, mas toda a infraestrutura necessária para a saúde: transporte de medicamentos, deslocamento de profissionais, hospitais de campanha, helicópteros e barcos para remoção em locais de difícil acesso”. Além do uso do efetivo dos militares, segundo a associação, o efetivo pode ser incrementado “ por concurso e selecionaria também novos Médicos Oficiais Voluntários para atuarem de forma temporária”. 

Leia mais:

Mais Médicos: Da novidade em ter atendimento à aflição dos mais pobres de volta ao passado 

Em Alagoas, menos de 1/3 das vagas foi preenchida  

Atendimento de médicas cubanas marca moradores da Barra de Santo Antônio  


Fonte: Painel Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]