Dólar com. 5.173
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
17/12/2018 às 07h00

Geral

Em Alagoas, menos de 1/3 das vagas foi preenchida 

Presidente da AMA Hugo Wanderley (segundo da direita para a esquerda) - Divulgação

Por Carlos Amaral e Eliane Aquino

Em Alagoas, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a saída dos cubanos do programa deixou em aberto 128 vagas, mas até o fechamento desta edição, somente 31 delas foram pre­enchidas. Quarenta e cinco municípios alagoanos receberam profissionais cubanos do Mais Médicos, de um total de 70 atendidos pelo programa.

Belo Monte e Jundiá são as cidades mais afetadas, pois 100% de seu aten­dimento dependia do programa. Outros 18 municípios alagoanos contavam com mais de 50% das suas equipes compostas por médicos cubanos, entre eles Água Branca, Belém, Cacimbinhas, Cam­pestre, Pão de Açúcar e Piranhas.

Até o último dia 29, a situação do preenchimento das vagas deixadas pelos cubanos era essa:

Água Branca, três vagas, um mé­dico se apresentou; Arapiraca, quatro vagas, ninguém se apresentou; Barra de Santo Antônio, duas vagas, sem apre­sentação; Belém, uma vaga, médico se apresentou; Belo Monte, três vagas, um médico se apresentou; Cacimbinhas, três vagas, ninguém se apresentou; Cam­pestre, duas vagas, sem apresentação; Canapi, quatro vagas, uma apre­sen­tação; Chã Preta, três vagas, um se apresentou; Coité do Noia, uma vaga, sem apresentação; Colônia Leopoldina, três vagas, uma apresentação; Coruripe, duas vagas, ninguém se apresentou; Craíbas, duas vagas, uma apresentação; Dois Riachos, duas vagas, um médico se apresentou; Feliz Deserto, uma vaga, sem apresentação; Igreja Nova, sete vagas, quatro médicos se apresentaram; Inhapi, duas vagas, ninguém se apresentou; Jacuípe, duas vagas, sem apresentação; Joaquim Gomes, duas vagas, sem apresentação; Jundiá, duas vagas, um médico se apresentou; Maceió, duas vagas, duas apresentações; Maragogi, duas vagas, sem apresentação; Mara­vilha, três vagas, um médico se apresentou; Mata Grande, quatro vagas, um médico se apresentou; Matriz do Cama­ragibe, três vagas, ninguém se apresentou; Minador do Negrão, uma vaga, sem apresentação; Olho D'água das Flores, duas vagas, sem apresentação; Olho D'água do Casado, três vagas, sem apre­sentação; Olivença, duas vagas, ninguém se apresentou; Ouro Branco, três vagas, sem apresentação; Palestina, uma vaga, sem apresentação; Palmeira dos Índios, duas vagas, sem houve apresentação; Pão de Açúcar, sete vagas, dois médicos se apresentaram; Parico­nha, uma vaga, sem apresentação; Pe­nedo, sete vagas, um médico se apresentou; Piaçabuçu, duas vagas, sem apresentação; Piranhas, cinco vagas, sem apresentação; Porto de Pedras, uma vaga, sem apresentação; Santana do Ipanema, cinco vagas, um médico se apresentou; São Brás, duas vagas, sem apresentação; São José da Tapera, qua­tro vagas, sem apresentação; São Miguel dos Campos, duas vagas, dois médicos se apresentaram; Teotônio Vilela, duas vagas, sem apresentação, União dos Palmares, cinco vagas, três médicos se apresentaram.

Para a AMA, não será possível suprir a demanda a curto prazo

Para o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, a saída dos cubanos do Mais Médicos vai deixar a população desassistida por algum tempo. “Não será possível suprir essa demanda a curto e médio prazo, quem vai sofrer a população, principalmente dos municípios pobres e mais distantes dos grandes centros. Não será possível se suprir a demanda apenas com médicos brasileiros”, diz Hugo Wanderley, que é prefeito de Cacimbinhas. 

Para ele, os médicos brasileiros podem substituir os cubanos à altura, mas falta efetivo para isso. O presidente da AMA também defende a criação de uma carreira médica no funcionalismo público. “O Mais Médicos não é apenas um programa de contratação de mão de obra, ele passa pela ampliação das vagas e cursos de medicina em faculdades e universidades entre outros mecanismos pra se ampliar o efetivo médico em nosso país. Também é fundamental que se crie uma carreira para o médico que trabalha no serviço público além de que se corrija os valores dos defasados repasses dos programas federais aos municípios que a muito tempo vem pagando essa conta”, afirma Hugo Wanderley. 

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Izabelle Pereira, também destaca o problema do preenchimento das vagas deixadas em aberto pelos cubanos. Por meio de nota, ela reconhece o trabalho desenvolvido por eles. “Esses profissionais estavam em missão no Brasil e é sempre oportuno destacar a importância e a diferença que fizeram na melhoria da organização, do acesso e da qualificação da Atenção Básica nos municípios brasileiros nesses cinco anos do Programa”, ressalta. “A nossa preocupação é que os médicos cubanos já estão retornando aos seus países de origem e enquanto gestores da pasta temos o receio do não preenchimento a curto prazo das 127 vagas, considerando a dificuldade de provimento de profissionais médicos para as regiões de difícil acesso, principalmente nos municípios da zona rural”, completa a presidente do Cosems, também secretária de Saúde de Teotônio Vilela. 

A reportagem da Painel Alagoas fez contato com Marcos Holanda, presidente do Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed), mas até o fechamento desta edição não houve resposta. 

Leia mais:

Mais Médicos: Da novidade em ter atendimento à aflição dos mais pobres de volta ao passado 

Atendimento de médicas cubanas marca moradores da Barra de Santo Antônio  

CFM contesta números do Mais Médicos  


Fonte: Painel Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]