Dólar com. 5.233
IBovespa 0.58
18 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Delegado diz que hora da morte de idoso não altera crime em banco
17/12/2018 às 06h39

Geral

Painel Alagoas vence Prêmio Braskem de Jornalismo em Reportagem Especial

Os jornalistas premiados, Carlos Amaral e Carlos Victor Costa, o diretor executivo da revista, Ricardo Leal, o designer gráfico Afranio Aquino e a editora, Eliane Aquino - Edilson Omena

Por Redação

Com a matéria “Quando a disputa pelo poder vai da pistolagem ao uso da máquina pública”, dos jornalistas Carlos Amaral e Carlos Victor Costa, a Revista Painel Alagoas venceu por unanimidade o Prêmio Braskem de Jornalismo 2018, na categoria de Reportagem Especial, disputando com trabalhos de três emissoras de televisão, a TV Ga­zeta (Globo), a TV Pajuçara (Record) e a TV Ponta Verde (SBT).

Em parceria com o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, essa foi a vigésima nona edição do Prêmio Braskem de Jornalismo no estado, e a primeira vez em que um impresso em formato de revista leva a premiação da categoria de Reportagem Especial. A Painel Alagoas está no mercado de Comunicação há nove meses, é uma edição mensal com foco em matérias especiais.

A matéria que levou o prêmio conta a saga das famílias Dantas e Boiadeiro, do Agreste de Alagoas, que há mais de vinte anos se enfrentam pelo poder político na região e cujo enfrentamento já resultou em vários assassinatos de ambos os lados. Além de ir buscar o ponto inicial dessa disputa, os dois jornalistas conseguiram linkar à pistolagem, um possível crime de corrupção envolvendo a Assembleia Legislativa de Alagoas e a campanha eleitoral para a prefeitura do município de Batalha, em 2016.

E na linha do jornalismo investigativo, entrevistaram Baixinho Boiadeiro, foragido da polícia, acusado de tentar matar um dos Dantas. A matéria traz todas as versões cabíveis à história, com detalhes do medo e dos traumas que alcançaram a cidade de Batalha, onde grande parte dos crimes aconteceu. Carlos Amaral e Carlos Victor conversaram com populares, autoridades, e familiares envolvidos nesse cenário há praticamente duas décadas.

A Painel Alagoas é uma revista da Press Comunicações, empresa de Assessoria e Consultoria em Comunicação e Produção Jornalística, que man­tém tam­bém o Portal Painel No­tícias, há cerca de nove anos no mer­cado. Se­gundo o diretor executivo da revista, Ricardo Leal, a premiação “re­co­nhece o talento dos jornalistas Carlos Amaral e Carlos Victor e a presença de um im­presso de qualidade, como a Painel Alagoas”.

“Um trabalho investigativo que du­rou meses, com detalhes, todas as versões, num texto que mexe com a imaginação do leitor e nos deixa com a sensação de ‘quero mais’, comenta a edi­tora da revista, jornalista Eliane Aquino. “Para nós essa premiação é um incentivo, um atestado de que o projeto impresso continua vivo, desde que sejamos capazes de reinventá-lo com criatividade e seriedade”, afirma.

“Essa premiação, no que cabe em especial à revista, compartilhamos com nossos colaboradores e parceiros, como Floriano e Yuri, da Gráfica Jaraguá, nossa correspondente internacional Dora Nunes, nossos anunciantes e leitores”, destaca a jornalista. O projeto gráfico da Painel Alagoas é do jor­nalista Afranio Aquino e a revista é impressa na Gráfica Jaraguá.

O evento da premiação aconteceu no último dia17 de novembro, no Espaço Pierre Chalita, onde o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas homenageou a jornalista Olívia de Cerqueira com a Medalha Dênis Agra.


Fonte: Painel Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]