Dólar com. 4.9991
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
10/12/2018 às 11h45

Geral

Reeducando de Alagoas vence concurso de redação da Defensoria Pública da União

Em sua 4ª edição, tema da redação trouxe uma reflexão sobre os Direitos Humanos; Alagoas conquistou os três primeiros lugares

Vencedor do concurso de redação da DPU, Rydewaldo Araújo faz planos para o futuro - Jorge Santos/Agência Alagoas

Em homenagem aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Defensoria Pública da União (DPU) promoveu a 4ª edição do concurso de redação que teve como tema “Promoção dos direitos humanos e garantia do acesso à Justiça”, em outubro. Pelo segundo ano consecutivo, Alagoas teve um reeducando do Núcleo Ressocializador da Capital (NRC) conquistando o primeiro lugar na competição.

Rydewaldo Araújo obteve 91,351 pontos em sua redação, o melhor resultado dentre os concorrentes que estão privados de liberdade. O resultado reflete o incentivo aos estudos promovido pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris). Os reeducandos de Alagoas concorreram na categoria de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano pela modalidade Educação de Jovens e Adultos.

"Soube do concurso através da professora de português Ivana Vanderlei. Ela incentivou a minha participação, disse que eu tinha potencial. E deu certo. Muitas vezes ficamos receosos em encarar um novo desafio, mas vale a pena tentar", afirmou Araújo.

Além da felicidade com o resultado no concurso da DPU, ele destaca a sua evolução nos estudos. "Quando cheguei ao Núcleo, estava no 5º ano do Ensino Fundamental. Com o incentivo dos professores, já estou no 9º ano, perto de concluir um ciclo importante na minha vida. Isso me deixa feliz e também alegra minha família", salientou.

O vencedor do concurso de redação já faz planos para o futuro. "A unidade em que estou hoje é o maior exemplo de Direitos Humanos que tive até hoje. Sou tratado com dignidade e respeito. Não é porque erramos que iremos manter o erro. Devemos procurar uma nova vida. Percebi como o conhecimento é importante. Participo das aulas e dos cursos ofertados no NRC e quando sair da unidade continuarei estudando", concluiu o reeducando.

Além de Rydewaldo Araújo, os custodiados Willys Moraes e Mário Santos, tiveram destaque como segundo e terceiro lugar, respectivamente. Todos são alunos da Escola Estadual Educador Paulo Jorge dos Santos Rodrigues, que funciona no Complexo Prisional de Alagoas.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]