Dólar com. R$ 4,132
IBovespa +1,58%
17 de dezembro de 2018
min. 23º máx. 30º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Defesa deve pedir hoje prisão domiciliar para João de Deus
06/12/2018 às 16h00

Geral

Vai prestar vestibular? Dormir bem ajuda no desempenho das provas

Ficar acordado para estudar pode ter efeito contrário e prejudicar os candidatos na hora da avaliação

A época de vestibular chegou e a tendência é que muitos candidatos deixem de dormir ou reduzam seu tempo de sono para estudar mais. No entanto, essa atitude pode ter efeito contrário ao esperado, uma vez que a privação do sono pode prejudicar o processo de aprendizagem e, consequentemente, o desempenho na prova.

Um estudo, realizado pela Universidade de Zurique, aponta que a má qualidade do descanso interfere no relaxamento dos neurônios, impedindo que o cérebro guarde memórias recentes. Já quem dorme mais tempo ou apresenta um sono de melhor qualidade pode atingir um resultado quase três vezes melhor no aprendizado do que quem dorme menos.

Segundo a Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi, o sono regula funções importantes do organismo e tem um papel essencial na manutenção da saúde e qualidade de vida dos indivíduos. “Ao contrário do que muitos imaginam o cérebro não descansa enquanto dormimos. É durante o sono que consolidamos o que aprendemos durante o dia e retemos na memória”, ressalta.

Além de prejudicar os estudos, a privação do sono ainda pode provocar cansaço, irritação, falhas de memória, dificuldade de raciocínio e concentração e alteração de humor. “Por isso, é importante que os estudantes tenham uma rotina disciplinada de descanso regular e sigam algumas dicas simples. Se atentar à postura, usar um travesseiro que ofereça conforto e sustentação para a cabeça e que alinhe a coluna, manter o ambiente arejado e o mais silencioso e escuro possível e seguir uma alimentação leve e saudável, podem ajudar muito”, orienta Renata.

Com o corpo confortável e relaxado, a pessoa poderá obter um sono mais rápido e mais profundo e isso tende a intensificar o processo de aprendizagem”, finaliza a consultora da Duoflex.


Fonte: Notícias ao Minuto

Todos os direitos reservados
- 2009-2018 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]