Dólar com. R$ 4,132
IBovespa +1,58%
17 de dezembro de 2018
min. 23º máx. 30º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Defesa deve pedir hoje prisão domiciliar para João de Deus
06/12/2018 às 14h00

Geral

Que tal uma ida à sauna? Descubra cinco benefícios para a sua saúde

Visitar uma sauna duas ou três vezes por semana pode reduzir em 25% o risco de morte por doença cardiovascular

Reprodução

Existem vários benefícios comprovados cientificamente para quem frequenta a sauna, desde a diminuição do risco de incidência de doenças cardiovasculares, contribuindo para a melhoria da função cerebral, do humor e da respiração, além de tornar os músculos mais flexíveis.

A revista VEJA compartilhou cinco vantagens de frequentar regularmente a sauna:

Benefícios

1. Sistema cardiovascular

De acordo com um estudo publicado recentemente na revista BMC Medicine, e partilhado em Lifestyle ao Minuto, visitar uma sauna duas ou três vezes por semana pode reduzir em 25% o risco de morte por doença cardiovascular. Já para aqueles que vão à sauna de quatro a sete vezes por semana, esse risco pode descer para 77%. 

2. Cérebro

A frequência das visitas também ajuda a diminuir o risco de doenças neurodegenerativas nos homens. Um estudo do ano passado publicado na revista Age and Aging revelou que ir à sauna duas ou três vezes por semana pode diminuir o risco de demência (22%) e de Alzheimer (20%). 

3. Músculos

Segundo o portal Medical Daily, investigadores da Universidade de Auburn, nos Estados Unidos, divulgaram que realizar alongamentos dentro da sauna pode melhorar a flexibilidade dos músculos em até 205%. A recomendação é que os indivíduos façam uma sessão por cerca de 15 minutos e de seguida façam os exercícios.

4. Sistema respiratório

Visitas frequentes à sauna, duas a três vezes por semana, ajudam a diminuir a probabilidade de desenvolver doenças respiratórias, como asma, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) ou pneumonia. O estudo, publicado em 2017, sugeriu que o calor é o responsável por estes resultados já que beneficia a função pulmonar e, consequentemente, melhora a respiração. 

5. Humor

Um artigo publicado na revista Alternative Medicine Review indicou que a sauna pode aumentar os níveis de endorfinas (conhecido como hormónios do prazer), promovendo a melhoria do humor nos indivíduos com depressão leve. Mesmo para quem não tem o transtorno, a visita é recomendada, pois ajuda a promover o relaxamento. 


Fonte: Notícias ao Minuto

Todos os direitos reservados
- 2009-2018 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]