Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
24/09/2018 às 18h20

Geral

Prefeito Rui Palmeira visita Navio Vital Oliveira

Foto: Marco Antônio / Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira visitou, nesta segunda-feira (24), o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira”, que atracou no Porto de Maceió nesse domingo (23). O navio partiu do Rio de Janeiro com destino a Natal, capital do Rio Grande Norte, realizando o Projeto Pirata. O objetivo é estudar as interações entre o oceano e a atmosfera no Atlântico Tropical. A parada no Porto de Maceió é realizada para reposição de mantimentos e descanso da tripulação. A embarcação ficará atracada até a próxima sexta-feira (28).

“Para nós é motivo de orgulho receber esse navio de pesquisa da Marinha do Brasil, que está realizando um grande e belíssimo trabalho. Além de ser uma ótima oportunidade para os maceioenses conhecerem o navio, a tripulação e os pesquisadores. A capitania é sempre parceira da Prefeitura de Maceió e ações como esta renovam a relação das instituições a cada momento”, disse o prefeito Rui Palmeira.

O Projeto Pirata é uma iniciativa de instituições científicas do Brasil, Estados Unidos e França. O Brasil é responsável pela operação que fiscaliza e monitora uma rede de boias meteoceanográficas, que medem parâmetros meteorológicos desde a superfície a uma profundidade de 500 metros.

O Navio Vital de Oliveira é equipado com 28 equipamentos científicos. O comandante do navio, o Capitão de Fragata Alex Azevedo Urbancg, explicou as atividades da embarcação. “Saímos do Rio de Janeiro há dez dias com o intuito de mapear o oceano atlântico sul. A tripulação é formada por oficiais e soldados da Marinha do Brasil e mais 40 pesquisadores de diversas instituições, principalmente universidades. A viagem segue até Natal no Rio Grande do Norte, mas antes existirá uma nova parada, em Fortaleza. A expedição se encerra em dezembro com o nosso retorno ao Rio de Janeiro”, pontuou.

O navio estará aberto para visitação pública apenas por dois dias, nesta segunda (24) e na quinta-feira (26), das 14h às 17h.


Fonte: Secom/Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]