Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
20/09/2018 às 13h30

Geral

Especialistas lutam pela conservação de aves ameaçadas de extinção

Estudos ajudaram na criação de áreas protegidas e na redescoberta da rolinha-do-planalto, espécie exclusiva do Brasil que não era encontrada há 75 anos

A rolinha-do-planalto é exclusiva do Brasil e estava desaparecida há 75 anos - Bruno Rennó

A criação de áreas protegidas tem sido um dos caminhos mais eficazes para preservar espécies ameaçadas de extinção e tentar reverter esse quadro. Pesquisadores em todas as regiões do país mobilizam-se para identificar novas populações de animais e articulam-se para estabelecer unidades de conservação para a manutenção e proteção das espécies. Essa foi parte da estratégia adotada por duas iniciativas apoiadas pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza para cuidar de aves ameaçadas, como o periquito-da-cara-suja e a rolinha-do-planalto. Os trabalhos desenvolvidos no Ceará e em Minas Gerais também servem de exemplo para o Dia Nacional de Defesa da Fauna, lembrado em 22 de setembro.

No Ceará, o projeto “Aves da Serra do Baturité”, da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) e encabeçado por Fábio Nunes, priorizaçõesde conservação direcionadas a 12 espécies de aves, como o periquito-da-cara-suja – considerado em perigo de extinção, com cerca de 300 indivíduos na Serra do Baturité. Entre as iniciativas estão a instalação e o monitoramento de ninhos artificiais para estimular a reprodução na natureza e evitar a retirada de filhotes por caçadores; a sensibilização em escolas e comunidades contra o tráfico de animais; e censos populacionais de aves.

Segundo Nunes, essas aves precisam de uma mata conservada para viver, pois elas se adaptam somente onde não existe intervenção urbana. “O periquito-da-cara-suja é a espécie símbolo do nosso projeto e ele está presente apenas na Área de Proteção Ambiental da Serra do Baturité. Por essa característica, de ser uma espécie sensível a ações humanas, é necessário que sejam criadas mais áreas restritas de proteção integral para ajudar na conservação dessas aves”, explica o responsável técnico pelo projeto.

Até agora, o projeto ajudou na criação de duas áreas protegidas na região: a Reserva Particular do Patrimônio  Natural (RPPN) Sítio Lagoa e uma unidade de conservação (UC) na categoria Refúgio de Vida Silvestre. Ambas são de extrema importância para a conservação do periquito-da-cara-suja e de outras aves, como o uru e o tucaninho-da-serra-do-baturité. “Projetos como esse são essenciais para conservarmos as áreas naturais remanescentes de nossos biomas e preservarmos as espécies que nelas sobrevivem. A criação de unidades de conservação tem sido a melhor estratégia para garantir que os animais silvestres se mantenham e reproduzam no seu habitat”, afirma o coordenador de Ciência e Conservação da Fundação Grupo Boticário, Emerson Antonio de Oliveira.

Rolinha-do-planalto

Outro projeto apoiado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza foca na conservação da rolinha-do-planalto, espécie rara e exclusiva do Brasil que estava desaparecida há 75 anos, sendo redescoberta em 2015, em Botumirim (MG). A ave é uma das mais raras do mundo e seu status atual é “criticamente em perigo de extinção”, de acordo com a BirdLife International/IUCN (2017).

Diante desse cenário, em 2016, a Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil) iniciou o projeto de conservação da rolinha-do-planalto, focado em expedições para localizar novas populações – o que ainda não ocorreu – , na articulação para a criação de unidades de conservação e estudos sobre a ecologia da espécie. O trabalho resultou na criação, neste ano, de uma reserva e de um parque estadual para a proteção da espécie. “A reserva, que possui 593 hectares, foi comprada pela SAVE em fevereiro deste ano. Lá, são feitas pesquisas, buscamos novas populações e engajamos a comunidade local por meio da educação ambiental e da promoção do turismo, principalmente da observação de aves”, conta o responsável técnico do projeto, Albert Gallon de Aguiar.

Já o Parque Estadual de Botumirim, criado em julho de 2018, possui 36 mil hectares que protegem toda a população conhecida da espécie – são cerca de 15 indivíduos identificados no local. “A criação da reserva particular e de um parque estadual eram dois grandes objetivos que foram atingidos pelo projeto. Entre as muitas ameaças à biodiversidade, a perda de habitat é a maior delas. Sem habitat natural, grande parte das espécies simplesmente caminham para a extinção e, por isso, o primeiro passo que devemos dar é proteger esses ambientes”, comemora Aguiar.

Para o diretor da SAVE Brasil e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, Pedro Develey, a descoberta de novas populações das espécies gera esperança, mas também muita responsabilidade. “Agora, é importante pensar em medidas de manejo conscientes visando o aumento da população da rolinha-do-planalto. Por mais que a área e os habitats estejam protegidos, a espécie continua vulnerável e por isso a importância de continuar atuando com ações de conservação”, conclui.

Sobre a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

A Fundação Grupo Boticário é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. A Fundação Grupo Boticário apoia ações de conservação da natureza em todo o Brasil, totalizando mais de 1.500 iniciativas apoiadas financeiramente. Protege 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, por meio da criação e manutenção de duas reservas naturais. Atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e nas políticas públicas, além de contribuir para que a natureza sirva de inspiração ou seja parte da solução para diversos problemas da sociedade. Também promove ações de mobilização, sensibilização e comunicação inovadoras, que aproximam a natureza do cotidiano das pessoas.

Sobre a Rede de Especialistas

A Rede de Especialistas em Conservação da Natureza é uma reunião de profissionais, de referência nacional e internacional, que atuam em áreas relacionadas à proteção da biodiversidade e assuntos correlatos, com o objetivo de estimular a divulgação de posicionamentos em defesa da conservação da natureza brasileira. A Rede foi constituída em 2014, por iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.


Fonte: Central Press

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]