Dólar com. 5.1517
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
17/07/2018 às 09h30

Geral

Gestores discutem na CIB desafios e soluções para a saúde pública de AL

Divulgação

Secretários municipais de Saúde e assessores; técnicos do Conselho de Secretarias Municipais da Saúde de Alagoas (Cosems) e da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) participaram nesta segunda-feira (16) da 6ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite de Alagoas (CIB), no Conselho Regional de Psicologia (CRP), no bairro do Farol. A discussão foi presidida pelo vice-presidente do Cosems, Rodrigo Buarque; a diretora da entidade Gláucia Torres e a superintendente de Planejamento da Sesau, Manoela Mendes.

A portaria do MS nº 2.141 de 12/07/2018 que incorpora Incremento Financeiro MAC para o Glaucoma no valor anual de R$ 4.390.548 foiapresentada pela gerente de Controle e Avaliação da Sesau, Nélia Maria Araújo, com proposta preliminar de alocação de recursos e que após as discussões na plenária foi dado encaminhamento pelo vice-presidente do Cosems de remeter ao GT do glaucoma para análise e alinhamento da proposta junto com os técnicos dos municípios e do Conselho.

“O recurso foi uma conquista após o trabalho realizado por técnicos do Cosems, municípios e Sesau e de várias discussões com o MS para garantir a assistência aos pacientes de Alagoas”, reforçou Rodrigo Buarque, também gestor da saúde de Jundiá. No que diz respeito ao tópico Assistência Farmacêutica, a assessora técnica da Sesau, Sylbele Lima, expôs a situação de abastecimento do Componente de Medicamentos Especializados e os processos licitatórios de aquisição de tiras, lanceta e fraldas para os municípios alagoanos.

A coordenadora da Assessoria Técnica da Assistência Farmacêutica - ASTAF/Sesau, Sybelle Lima, expôs a situação de abastecimento do Componente Especializado de Medicamentos e os processos licitatórios de aquisição de tiras, lanceta e fraldas para os municípios alagoanos.

Segundo ela, dos itens que são de responsabilidade do Ministério da Saúde, nove estão em falta e o Ministério teria se comprometido em regularizar este repasse até o fim deste mês. Dos 90 itens de responsabilidade do Estado, 22 estão desabastecidos; sendo que sete deles estão na iminência de chegar e 15 em conclusão de processo licitatório.

“Já o processo referente às fitas de glicemia está na fase de contratação e empenho e devem chegar até a próxima sexta-feira (20) e as lancetas já estão em estoque esperando as fitas chegarem para serem encaminhadas aos municípios, e não há previsão de recebimento de fraldas”, reforçou.

A técnica sugeriu a reativação da Câmara Técnica da Assistência Farmacêutica para troca de informações entre o Cosems e a Sesau sobre problemas e soluções sobre Componente de Medicamentos Especializados (Ceaf). O vice-presidente do Cosems, Rodrigo Buarque, acatou a sugestão e o apoiador técnico da entidade Joelson Lisboa salientou a necessidade da Câmara para dar respostas mais efetivas sobre o assunto aos gestores.

A secretária executiva do Cosems, Sylvana Medeiros, informou que o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) teria solicitado aos vice-presidentes regionais de Saúde que apresentem um relato sobre as dificuldades e fragilidades da saúde da Região Nordeste no XXIV Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde que vai acontecer no período de 25 a 27 deste mês em Belém do Pará. O consolidado destas informações será apresentado em uma mesa com as cinco regiões do país.


Fonte: Ascom Cosems

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]