Dólar com. 5.1288
IBovespa 0.58
23 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Nova vacina contra a covid-19 chega à população em 15 dias
26/05/2018 às 13h08

Geral

Com mais de 200 mil empresas registradas, Junta Comercial completa 125 anos

Órgão alagoano se estabelece como referência nacional quanto às ações em prol do desenvolvimento do registro de negócios

Junta Comercial completa 125 anos como referência nacional na desburocratização para abertura de empresas - Ascom Juceal

Vinte e seis de maio de mil oitocentos e noventa e três. Exatos 125 anos. Nessa data, o então governador do Estado de Alagoas, Gabino de Araújo Besouro, assinava um decreto em consonância com o que ocorria no restante do país: a necessidade de estabelecer um órgão para o registro público mercantil. Criava-se, assim, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), que, ao longo de sua história, evoluiu com a desburocratização de seus serviços e hoje é referência nacional.

Mesmo tornando-se a entidade responsável pela administração da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado, com o intuito de desburocratizar também o ambiente de licenciamento empresarial, o foco da Juceal sempre foi o registro empresarial como base do desenvolvimento econômico.

A história de Alagoas também passa pelos papéis arquivados no órgão. Os carimbos deram lugar à chancela digital. Os vários documentos deram lugar a um sistema online. E em 125 anos de história, exatas 267.418 empresas foram registradas no Estado.

Essa mesma história centenária mostra que Alagoas tem como força o micro e pequeno negócio. Do total anotado, 79,9%. E como destaque, as 98.143 microempresas (MEs) arquivadas no decorrer desses anos.

Se o passado expõe o peso dos menores negócios nos números de registro, o presente apenas confirma o crescimento do setor. Atualmente, existem 156.669 empresas com registro ativo em Alagoas, sendo 83.268 microemprendedores individuais (MEIs), 48.602 microempresas, 9.210 empresas de pequeno porte (EPPs) e 15.589 consideradas sem porte.

E nesse período de 125 anos, poucas empresas mantiveram o registro ativo por tanto tempo. Segundo dados da Juceal, a Usina Serra Grande S/A é a empresa mais antiga em Alagoas com cadastro ativo. Sociedade anônima fechada com fabricação de açúcar em bruto como atividade principal, o negócio foi constituído em 27 de abril de 1933.

Com o registro empresarial estabelecido, os desafios aconteceram nas ações em prol da simplificação de cada procedimento. Com o decorrer dos anos, a Junta Comercial evoluiu com o registro, disponibilizando-o através do Portal Facilita Alagoas e reduzindo o tempo para saída de processo, o que é estabelecido atualmente em até 48 horas.

No Portal Facilita Alagoas – que também é a porta de entrada para o licenciamento empresarial -, o registro do negócio para empresário individual, sociedade limitada e empresa individual pode ser feito de forma totalmente online, estando o cliente em qualquer lugar do mundo.

A Redesim também foi ponto de desenvolvimento principalmente nos últimos anos. Segundo ranking produzido pela Receita Federal, Alagoas, por meio da administração da Junta Comercial, é um dos estados referências quanto à simplificação do ambiente empresarial, contando com todos os municípios integrados às ações do projeto.

Para o presidente da Juceal, Carlos Araújo, mesmo com o crescimento recente do órgão, o olhar da Junta Comercial deve ser voltado para o futuro, procurando estabelecer-se ainda mais no ambiente digital.

“A Junta de hoje é muito diferente da Junta de ontem. O registro que antes poderia demorar meses para ser feito, hoje procuramos finalizar no mesmo dia, mesmo com o prazo de até 48h. Foi somente com essa busca pelo desenvolvimento tecnológico que isso foi possível. Procuramos estabelecer um ambiente simplificado, de fácil acesso, que facilite a constituição de negócios, sempre com menos burocracia”, destaca.

O gestor ressalta que, mesmo com a disponibilização da protocolização online, a Junta Comercial vem se capilarizando ainda mais ao redor do estado, onde foram estabelecidos 27 pontos em funcionamento para entrada de processo através do serviço Juceal Express.

“As ações para o registro estão bem desenvolvidas, mas estamos olhando também para o avanço com a Redesim. E isso não só no âmbito estadual, mas também federal, já que existem outras doze Juntas Comerciais que utilizam o sistema que se desenvolveu aqui em Alagoas. Para o futuro, esse deve ser o foco: mais desenvolvimento, com transparência e agilidade, procurando avançar com esse sistema online, diminuindo sempre o manuseio físico. Hoje, a Junta Comercial de Alagoas é um órgão moderno e que preza pela desburocratização, algo que temos que agradecer também aos profissionais do dia a dia e às entidades parceiras. Esperamos que esses 125 anos sejam apenas o começo de uma história ainda mais rica, com ainda mais desenvolvimento para o nosso estado”, finaliza.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]