Dólar com. 5.16
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
26/05/2018 às 15h30

Geral

Servidores da CGE fazem plantio de 140 árvores no lançamento do Projeto Semear

Solenidade serviu ainda para assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a CGE e o IMA

Divulgação

A Controladoria Geral do Estado (CGE) realizou, nesta sexta-feira (25), o plantio de 140 árvores no Povoado Santa Apolônia, na cidade de Satuba. A ação marcou o lançamento do “Projeto Semear”, que, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e com o apoio da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), visa conscientizar os servidores públicos sobre a responsabilidade cidadã, o cuidado com o meio ambiente e o interesse pelo bem-estar coletivo.

Durante a ação, os servidores da CGE colocaram a mão na massa e realizaram o plantio de árvores das espécies Ypês (rosa, amarelo e roxo), Craibeira, Ingá e Canafístula. Além disso, a Controladoria assinou um Termo de Cooperação Técnica com o IMA se comprometendo a atuar, em parceria com o Instituto, para disseminar os objetivos do projeto Alagoas Mais Verde, que busca ampliar o trabalho de arborização no Estado e contribuir com o plantio de três mil mudas de árvores nativas em cada município alagoano.

A controladora-geral do Estado, Maria Clara Bugarim, destacou que a ação extrapolou todas as expectativas da CGE. “Já tínhamos consciência, quando iniciamos e abraçamos o projeto, da importância da ação. Mas a emoção que vivenciamos hoje e os depoimentos dos servidores, depois da palestra, depois que cada um colocou a mão na massa e refletiu sobre a importância da responsabilidade com o meio ambiente, foi impactante”. 

A controladora frisou ainda que o plantio em Satuba foi apenas o primeiro passo. “Nosso desejo é que essa ação seja multiplicada nos demais órgãos. Temos a esperança que outras secretarias possam ‘Semear’ outras plantas. E que a gente entenda que preservar a natureza é responsabilidade de todos”.

O diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, elogiou a iniciativa da Controladoria e destacou a importância da parceria. "Foi muito importante esse evento da CGE junto com o IMA, onde a gente conseguiu integrar as duas equipes em uma ação em prol do meio ambiente. A CGE está de parabéns por ter adotado essa questão do plantio, por meio do ‘Projeto Semear’. Hoje, cada funcionário do órgão adotou uma muda e a plantou, e deverá cuidar dela pelos próximos anos. É interessante que o IMA consiga executar uma ação desse tipo em parceria com outro órgão e, na verdade, com isso a CGE conseguiu plantar uma sementinha para que a gente possa, futuramente, lançar o Semear em outras secretarias", comentou. 

Para a servidora Arielle Almeida, o momento foi muito rico e gratificante. “Colaborar com o meio ambiente é uma obrigação de todos nós cidadãos e nós, que fazemos a CGE, adotamos a ideia de contribuir com o planeta, buscando disseminar, através do exemplo, a importância da arborização. Esperamos levar a ideia para os demais órgãos públicos, servidores e sociedade civil, para que cada um adote essa iniciativa”.

O lançamento do Projeto Semear também contou com uma palestra sobre os benefícios proporcionados pelas árvores e os cuidados necessários para que as plantas se desenvolvam adequadamente. O consultor do setor de Educação Ambiental do IMA, Meraldo Rocha, destacou que é preciso entender o tipo de solo e a natureza de cada planta. “Tudo isso aqui é bonito. Mas que a gente olhe não só pela beleza, mas pela importância ecológica. Serão 140 árvores que serão multiplicadas. É preciso entender a importância do projeto”. 

O consultor falou ainda sobre a humanização do plantio. "Além disso é preciso entender a questão de trato. A ideia da gente é desconstruir os conceitos de ‘muda’ e ‘cova’. Não é apenas pegar uma ‘muda’ e jogar em uma ‘cova’. Porque aqui é vida. Vamos pegar uma planta e colocar em um ninho, um berço. Nós, animais, temos um sistema de vida muito diferente dos vegetais. Eles são muito avançados, eles conseguem tirar alimentos e respiram pela luz e pelo calor. São seres muito inteligentes”, destacou.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]