Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
26/04/2018 às 14h30

Geral

Mais de 50% dos pacientes hipertensos no Brasil não controlam a doença

Nesta quinta-feira, 26, comemora-se o dia nacional de prevenção e combate à hipertensão arterial, uma doença que atinge um em cada três brasileiros e no Brasil menos de 50% dos hipertensos controlam a doença, conforme dados da Organização Mundial de Saúde.

Com intuito de aumentar a estatística do controle da doença, o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas faz um chamamento para que a população busque os serviços de saúde para fazer o diagnóstico o mais rápido.

A farmacêutica, presidente da comissão de ensino do CRF/AL e professora da UFAL, Eliane Campesatto explica que além do tratamento com medicamentos, outras medidas são importantes para evitar o desenvolvimento da doença, como por exemplo, uma alimentação saudável com consumo moderado de sal, atividades físicas, redução do stress, controle do peso e outros.

De acordo com ela, um levantamento do serviço farmacêutico de Curitiba, mostrou que mais de 90% dos pacientes tem dificuldade de aderir ao tratamento medicamentoso. “Esse é um dos grandes problemas do nosso sistema de saúde, pois a adesão ao tratamento é negligenciada em todos os níveis. O paciente é diagnosticado, recebe tratamento, mas o acompanhamento posterior deixa a desejar”, lamenta.

A farmacêutica diz que o tratamento incorreto resulta em muitos problemas como, por exemplo, ineficácia do tratamento e o aumento das reações adversas. “O cuidado farmacêutico em pacientes com hipertensão é muito importante. Além de orientar sobre o medicamento o farmacêutico orienta sobre a mudança de hábitos de vida, que é fundamental para o controle da hipertensão”, pontuou.


Fonte: Ascom CRF/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]