Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
24/04/2018 às 18h00

Geral

Operação combate furto de energia na orla marítima

Fiscalização aconteceu na orla de Maceió. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), em parceria com a Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima), Eletrobras e Polícia Militar de Alagoas, deu início, na tarde desta terça-feira (24), à Operação Gatuno. A ação, que ocorreu na orla marítima de Maceió, teve como objetivo identificar ligações clandestinas e possíveis pontos de furto de energia elétrica.

“Temos recebido várias denúncias de pessoas preocupadas com aqueles que frequentam a orla para sua diversão e que estão correndo risco com as ligações de energia clandestinas. Entramos em ação para detectar as possíveis irregularidades, procurando saber quem são os responsáveis. Furtar energia é crime e cabe, inclusive, prisão”, destacou o titular da Semscs, coronel Ivon Berto.

Durante a operação, foram identificadas instalações elétricas irregulares (os populares gatos), geralmente feitas por ambulantes e comerciantes não cadastrados. “Como não é uma energia controlada, toda a comunidade que mora no entorno ou utiliza a orla corre o risco de, de uma hora para outra, ver a energia caindo sem poder manter seus equipamentos eletrônicos ligados, o que pode provocar danos. A Prefeitura está muito preocupada com isso. A operação é integrada e visa dar essa garantia a sociedade: primeiro de proteger suas vidas e segundo de evitar que seja cometido esse tipo de crime”, ressaltou o gestor.

O superintendente municipal de iluminação, Frederico Lins, reforçou que a operação, que já aconteceu no ano passado, prima pela segurança da população. “Hoje, outros pontos foram identificados, e em 2017, encontramos 12 pontos de furto de energia. O objetivo principal é o de proteger as pessoas, pois um cabo de energia exposto pode causar acidentes graves em locais de grande movimento, como na praia. Mas esse trabalho também é realizado em outros bairros da cidade, onde existem ligações subterrâneas da Prefeitura”, explicou.

Durante a operação, foram encontradas 18 ligações clandestinas. o que caracterizou furto de energia elétrica. Outras etapas da Operação Gatuno estão programadas para acontecer em diversos pontos da capital.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]