Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
24/04/2018 às 10h00

Geral

Seris impulsiona transformação no cárcere com o incentivo à leitura

Diversos projetos são desenvolvidos para estimular o hábito; bibliotecas das unidades contam com vasto acervo de livros

Ressocialização utiliza livros como ferramenta de promoção da reintegração social dos custodiados - Jorge Santos/Agência Alagoas

O livro exerce um papel fundamental na formação social do indivíduo, possibilitando o acesso à cultura e ao conhecimento. A Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) tem usado a leitura como uma importante ferramenta para promover a reintegração social nas unidades prisionais de Alagoas. Diversos projetos são desenvolvidos para estimular o hábito, como o Lêberdade e Maleta de Leitura, além da instalação de bibliotecas nos presídios.

Mundialmente, o Dia do Livro é comemorado em 23 de abril. No sistema prisional, várias unidades já contam com um acervo expressivo de livros, como é o caso do Núcleo Ressocializador da Capital, cuja biblioteca tem mais de 5 mil obras, de diversos autores e temáticas variadas.

No Presídio Cyridião Durval e Silva, a biblioteca conta com mais de mil livros. O espaço foi reformado pelos próprios reeducandos e as obras doadas pela sociedade civil. O Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano, também possui biblioteca.

A supervisora de Educação da Seris, agente penitenciária, Genizete Tavares, fala sobre o interesse da sociedade em contribuir com as boas práticas no cárcere. “A sociedade tem atendido ao nosso chamamento para doar livros e enriquecer nossas bibliotecas e salas de aula. Esse projeto atende às pessoas privadas de liberdade com oportunidades para adquirir o conhecimento de modo horizontal, sem distinção. Compartilhamos do sentimento de que doando livros estamos doando liberdade”, disse.

No sistema prisional também é possível encontrar uma unidade da Indústria do Conhecimento, construída em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e que possui dois espaços: um para o laboratório de informática e outro para a biblioteca que possui mais de 3.400 títulos.

O Sesi renova o acervo periodicamente, a cada seis meses. A Indústria do Conhecimento atende não só reeducandos, mas, também, servidores e a comunidade do entorno do complexo penitenciário.

Com o projeto Lêberdade, as internas do Presídio Feminino Santa Luzia desenvolvem o hábito da leitura, interpretação textual e escrita. As custodiadas devem ler um livro por mês e apresentar um relatório da obra lida (no caso daquelas que tenham o ensino fundamental) ou uma resenha crítica (para aquelas que tenham ensino médio ou superior).

Com a aprovação do conteúdo, quatro dias da pena serão remidos, sendo possível remir até 48 dias por ano. Em 2017, a iniciativa beneficiou 214 custodiadas. Com o sucesso, em 2018 o projeto deve ser expandido para unidades masculinas.

Já o Maleta de Leitura é um projeto didático-pedagógico iniciado no 2º semestre de 2017 e desenvolvido nas salas de aula do Santa Luzia. A cada semana, uma aluna fica responsável por levar para a cela a Maleta de Leitura, que contém uma obra. Assim, com a narrativa do livro para as colegas de cela, a reeducanda torna-se uma multiplicadora do conhecimento. Na semana seguinte, a interna narra a obra, para que outras alunas se interessem pelo livro, formando uma rede de conhecimento literário.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]