Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
23/04/2018 às 10h30

Geral

Criação da política nacional da erva-mate está na pauta da Comissão de Agricultura

Projeto que institui a Política Nacional da Erva-Mate está na pauta da reunião da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) de terça-feira (24), a partir das 11h. O objetivo do PLC 72/2017 é fomentar a produção sustentável, elevar o padrão de qualidade, apoiar e incentivar o comércio do produto, tradicionalmente consumido na Região Sul.

Pela proposta, são instrumentos da Política Nacional da Erva-Mate: o crédito oficial para produção, industrialização e comercialização; a pesquisa agrícola, bioquímica, farmacêutica e alimentícia; o desenvolvimento tecnológico, agrícola e industrial; a assistência técnica e a extensão rural; e a capacitação gerencial e a qualificação de mão de obra, entre outros.

Na formulação e execução da política, os órgãos competentes deverão estabelecer acordos e parcerias com entidades públicas e privadas; considerar as reivindicações e sugestões do setor produtivo e dos consumidores; e apoiar o comércio interno e externo de erva-mate e de seus produtos derivados.

Relatório

A matéria tem o voto favorável da relatora, senadora Ana Amélia (PP-RS). Para ela, a proposta apresenta diretrizes que deverão fortalecer e impulsionar a atividade agrícola tradicional, sendo medida de estímulo à sustentabilidade socioeconômica das comunidades rurais.

“A proposição contribui para estruturar modelo de exploração da erva-mate voltado para a agregação de valor à produção e geração de renda, inclusive em áreas carentes caracterizadas pela pequena exploração rural, onde a distribuição de renda às famílias camponesas estimula as economias local e regional”, observou.

A matéria será encaminhada à Secretaria-Geral da Mesa depois da deliberação da comissão.

Política Pública

Na primeira parte da reunião, a comissão deve analisar o plano de trabalho para a avaliação da política pública do Programa Garantia Safra e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvidos pelo governo federal. A senadora Ana Amélia é a relatora da política pública.


Fonte: Agência Senado

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]