Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
21/04/2018 às 18h40

Geral

PMAL realiza formatura e entrega do ‘Espadim Tiradentes’ aos cadetes do CFO

Espadim Tiradentes, símbolo que representa o ingresso na vida acadêmica militar - Foto: Anderson Góes

Os alunos do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), futuros bacharéis em Segurança Pública, receberam na noite dessa sexta-feira (20), no pátio de formaturas da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), em Maceió, o Espadim Tiradentes, símbolo que representa o ingresso na vida acadêmica militar. São 51 cadetes – sendo duas mulheres – que após três anos de Curso serão declarados aspirantes a Oficial PM. O evento foi presidido pelo comandante-geral da PM, coronel Marcos Sampaio e contou com as presenças de autoridades, oficiais e praças da corporação, além dos familiares dos cadetes.

A entrega do Espadim Tiradentes é o momento em que os Cadetes do CFO I da APMSAM recebem o símbolo da dignidade, da honra e do compromisso à corporação e a sociedade alagoana. Ela é conferida tradicionalmente aos novos cadetes em reverência e culto à memória do mártir da Inconfidência Mineira, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, ‘Tiradentes’.

“A entrega do Espadim é uma solenidade, em que os cadetes estão iniciando, de fato, sua jornada no mundo militar. É a confirmação e o compromisso que cada um faz com a Polícia Militar e com a sociedade a fim de se dedicar, e, após formados, bem servir a população e combater o crime. Parabenizo a todos pela conquista e advirto que a estrada é longa; aproveitem ao máximo os ensinamentos da APMSAM, pois a sociedade espera muito do oficial militar que precisa comandar e dar exemplo”, afirmou o coronel Marcos Sampaio, comandante geral da PMAL.

Já o comandante da APMSAM, coronel Erivaldo Albino, em seu discurso, esclareceu que os cadetes devem carregam o espadim durante sua vida acadêmica, e, ao final trocarem a peça, forjada artesanalmente em aço inox Soligen alemão, pela espada, que é o símbolo do oficialato das forças militares.

O corpo docente de nossa Unidade de Ensino se empenhará na condução de bem capacitar esses jovens cadetes ao oficialato da Polícia Militar. Que vocês jamais duvidem das suas capacidades e perseverem, busquem o conhecimento incessantemente, aprendam, ensinem, sejam instrumentos de eficiência e de transformação. Sejam voz, pois a corporação e a sociedade precisa de vocês”, pontuou o oficial superior.

A entrega do espadim foi preferida por padrinhos e madrinhas, acompanhada de perto pelos olhares emocionados dos familiares que viam o momento como a concretização de um sonho.

A cadete Carol Dias já é veterana na vida militar. A jovem, que adentrou na corporação em 2006 no Curso de Formação de Praças (CFP), fala acerca do novo momento em sua vida, onde novamente passa por uma formação e, após formada, passará a liderar a tropa.

“Estar aqui hoje, em um patamar diferenciado, é uma realização pessoal. Eu que há quase 12 anos vivi a experiência de ser praça vou, ao final desse período, vivenciar o lado do oficialato, como bem frisou o nosso comandante-geral, com todas as responsabilidades e atribuições da função que nos espera; isto será para mim uma nova missão. Somos apenas duas mulheres na turma e iremos nos esforçar ao máximo para concluir todas as etapas que hão de vir”, exclamou emocionada a cadete Carol.

Em seguida, os cadetes saíram em desfile, perfilados numa única coluna, para prestar a continência individual ao Pavilhão Nacional. A cerimônia foi encerrada com o desfile do efetivo, consolidando a honraria concedida aos cadetes.

Sobre o CFO

Ao ingressar na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Melo (APMSAM), o percurso a ser traçado é bastante longo. São três anos de curso, com diversas matérias e conteúdos que mesclam a teoria e a prática, relacionadas ao que vivenciarão nas diversas Unidades da corporação em que forem lotados.

Após o ingresso na APMSAM, o aluno recebe o título de Cadete do 1º Ano do Curso de Formação de Oficiais. Nos anos seguintes, até o terceiro ano de curso, ele é promovido ano a ano, sendo que a cada ano galgado novas incumbências recaem sobre ele.

Ao término do CFO, o concluinte alcança, então, o título de Aspirante a Oficial e permanecerá com esse título pelo período probatório do estágio, que corresponde a seis meses.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]