Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
21/04/2018 às 15h20

Geral

Projeto ressocializador de Alagoas é apresentado em São Paulo

Chefes do Núcleo Ressocializador da Capital estiveram em São Paulo para apresentar o trabalho desenvolvido na unidade - Ascom Seris

Após inúmeros avanços, o modelo de gestão prisional de Alagoas é considerado referência no país. Gestores da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) são convidados com frequência a conhecer unidades prisionais de outros estados, promovendo o intercâmbio de experiências e conhecimento. Nesta semana, os chefes do Núcleo Ressocializador da Capital estiveram em São Paulo para apresentar o trabalho desenvolvido na unidade.

Atualmente, o Núcleo Ressocializador é o único presídio em funcionamento no país que tem a metodologia baseada nos Módulos de Respeito, tendo como base o diálogo, transparência e honradez. Em fevereiro deste ano, a diretora administrativa do Instituto Ação Pela Paz, Cláudia Cardenette, esteve na unidade para conhecer e estabelecer uma parceria com a Seris. Com a ida a São Paulo, a troca de vivências entre a Seris e o Instituto foi intensificada.

O desembargador e representante do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Luis Antônio Cardoso, esteve presente durante a apresentação, junto ao secretário de Administração Prisional de São Paulo, Lourival Gomes e a diretora executiva do Instituto Ação Pela Paz, Solange Senese. O chefe do Núcleo Ressocializador da Capital, agente penitenciário Élder Rodrigues, afirmou que após a visita será possível potencializar as atividades já desenvolvidas pela Seris.

"Inicialmente, surgiu o convite para que apresentássemos o modo de funcionamento e a metodologia empregada no Núcleo para os representantes do Instituto Ação pela Paz e, posteriormente, para o secretário de Administração Penitenciária de São Paulo. Acredito que essa troca de experiências é muito enriquecedora e é válido conhecer as ações ressocializadoras desenvolvidas por outros estados, aproveitando o que for possível para melhorar o nosso trabalho", disse.  

Os representantes da Ressocialização também estiveram em Limeira, no interior de São Paulo, para conhecer projetos desenvolvidos pelo Instituto Ação pela Paz em uma unidade prisional. Segundo a diretora executiva do Instituto, Solange Senese, é possível que os gestores da Seris conheçam um bom panorama de ações que podem ser replicadas por eles em Alagoas.

"O estado de São Paulo aprende bastante com a experiência do Núcleo. O Instituto tem como missão disseminar boas práticas para vários estados, potencializando projetos que tenham como foco a redução da criminalidade e a reincidência criminal. Por isso, escolhemos mostrar as ações desenvolvidas no Centro de Ressocialização de São Paulo, unidade modelo do estado, visando esse objetivo", disse.

"O foco do instituto é diminuir a reincidência criminal e investir na recuperação do apenado. Temos um modelo que deveria ser empregado na maioria das casas de custódia e que poderá ser melhorado com o desenvolvimento de atividades visualizadas durante a visita, como o projeto de música, que utiliza essa ferramenta para estimular a mudança de hábitos e a sensibilidade dos custodiados", explicou a subchefe do Núcleo Ressocializador da Capital, agente penitenciário, Poliana Bugarin.

Instituto Ação pela Paz 

Criado em 2015, no Estado de São Paulo, o Instituto Ação Pela Paz contribui com a melhoria do sistema prisional, por meio do fortalecimento dos projetos desenvolvidos pelo Estado, além de apoiar a sociedade civil em programas que tenham como foco a reintegração social, beneficiando reeducandos, agentes da segurança pública e a sociedade.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]