Dólar com. 5.233
IBovespa 0.58
18 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Delegado diz que hora da morte de idoso não altera crime em banco
23/06/2020 às 16h15

Esporte

Esporte divulga regras para retomada gradual da fase de treinos do futebol profissional

Clubes terão de seguir protocolo rígido de prevenção a Covid-19

Para a fase de treinos, clubes precisarão seguir o protocolo da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude - Paulo Chancey Junior/Ascom

A Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) divulgou as regras para o retorno, a partir desta terça-feira (23), da fase de treinos das equipes do futebol profissional. As oito equipes que disputam a primeira divisão do campeonato alagoano e as competições regionais e nacionais, estão liberadas desde que sigam os protocolos. As novas regras incluem obrigatoriedade de testagem sorológica antes de cada fase treinamento, além do monitoramento dos atletas e demais envolvidos nas atividades. 

A liberação e a obrigatoriedade dos cumprimento das medidas preventivas foram confirmadas pelo governador Renan Filho durante coletiva para anunciar o novo decreto em vigor até 30 de junho.

“Clubes que disputam competições estaduais, regionais e nacionais, podem retornar aos treinos a partir de amanhã (23), desde que sigam os protocolos definidos pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude”, afirmou o Governador Renan Filho. 

O Secretário do Esporte, Charles Hebert, reiterou a prioridade da saúde e segurança das equipes na retomada dos treinos.

“Estaremos em contato frequente com todos os envolvidos, para seguir passo a passo e de forma segura a retomada do esporte em Alagoas. Agora foi o futebol, que apresentou todo um protocolo de saúde e segurança, mas estaremos apoiando e debatendo os setores das atividades físicas, esportivas e não esportivas, para um breve e seguro retorno".

Regras

- Obrigatório uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel nas áreas em comum do Centro de Treinamento

- Sanitização dos espaços antes e depois das atividades

- Obrigatória fixação de placas e avisos nas entradas dos espaços em comum sobre os cuidados necessários no combate à Covid-19

- Isolamento social de todos os atletas e integrantes essenciais para as atividades

- Estão proibidos os treinos coletivos e simulações de jogos

- É obrigatória a presença do departamento médico do clube no Centro de Treinamento

- Sanitização periódica do Centro de Treinamento

O Estádio ou Centro de Treinamento deve ser fechado ao público em geral

- Evitar aglomerações nos vestiários, concentrações, ambientes fechados e campo

- Obrigatória a presença de equipe médica no local da atividade

- Os atletas e demais envolvidos nas atividades deverão utilizar uniformes de forma individualizada, não podendo trocar a vestimenta nas dependências do Centro de Treinamento

- O transporte dos atletas deve ser feito de forma segura, respeitando o distanciamento social

- O uso de garrafas individuais ou descartáveis é obrigatória

O plano de retorno aos treinos foi produzido pelo Grupo de Trabalho, encabeçado pela Selaj, em parceria com o Gabinete Civil, Secretaria da Saúde (Sesau), Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sedetur) e Vigilância Sanitária, baseado nos protocolos da Federação Alagoana de Futebol (FAF) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]