Dólar com. 5.0082
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
10/01/2020 às 11h30

Esporte

Eventos e apoio a atletas fez de 2019 o ano do esporte em Maceió

Premiação dos três primeiros colocados no Ironman 70.3 Maceió. - Pei Fon/ Secom Maceió

Ao longo do ano de 2019, a Prefeitura de Maceió conseguiu ampliar importantes ações e projetos de incentivo ao esporte e apoio aos atletas maceioenses. Competições estaduais, nacionais e internacionais reuniram milhares de participantes na cidade e contribuíram para fazer de 2019 o ano do esporte em Maceió.

Um dos maiores exemplos, é a consolidação da cidade como destino de um principais eventos do calendário esportivo internacional, o IronMan 70.3. Consagrada como a maior competição de triathlon da América Latina, a prova voltou a acontecer em Maceió pelo terceiro ano consecutivo, reuniu milhares de participantes e movimentou durante os dias de realização, mais de R$ 16 milhões na economia local. A etapa foi eleita pelos competidores como um dos melhores destinos dentro do circuito mundial.

Maceió recebeu também o torneio Pan Americano Universitário de basquete 3×3, que ajudou a inserir a cidade na rota das competições internacionais e reuniu mais de 120 atletas de vários países das Américas. O evento levou à orla de Pajuçara centenas de pessoas para prestigiar o esporte que tem sua estreia olímpica em 2020. Houve ainda competições como os Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), torneio que reuniu sete estados, com mais de mais de 1.200 atletas e representantes de todas as regiões do país e injetou cerca de R$ 2 milhões de reais na economia local.

Em setembro, Maceió sediou, a terceira edição do Facit Open de tênis, considerado o maior, entre os torneios realizados no Norte-Nordeste e com a participação 400 atletas de vários estados; além da 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Natação e a Copa do Brasil de Maratonas Aquáticas, realizadas em outubro e contando com mais de 500 atletas de todo o país.

Encerrando a lista de grandes competições nacionais, o Campeonato Brasileiro de Windsurf, aconteceu pela primeira vez em Maceió e contou com a participação de representantes de diversos estados brasileiros que estiveram por aqui durante o mês de novembro.

Semtel incentiva o esporte com apoio a competições locais

A realização e o apoio a uma série de competições locais foi outro meio de incentivo ao esporte por parte da Prefeitura de Maceió. A capital alagoana recebeu no mês de setembro o VIII Campeonato Alagoano Masculino de Beach Soccer, que contou com a participação de 12 equipes de todo o estado e cerca de 180 atletas.

Já em outubro foi a vez da 3ª etapa do Campeonato Alagoano de Triathlon, que reuniu mais de 250 triatletas do estado, além das ações da campanha Maceió Rosa. A Semtel promoveu atividades nas duas unidades das academias Maceió, Jatiúca e Feitosa, além de aulas de alongamentos, dança e hitt, nas feiras de serviços em diversos bairros. O ponto alto da programação do mês de combate ao câncer de mama, foi a realização de mais uma edição da Corrida Rosa, que reuniu centenas de pessoas na orla de Pajuçara.

O calendário esportivo local ganhou força no mês de novembro com um grande número de competições realizadas na cidade com o apoio da prefeitura. A 1º Copa Alagoas de Futevôlei, com 88 duplas e mais de 5 mil espectadores, o ‘WodGames 082’, considerado o maior campeonato de alta intensidade do Nordeste, com cerca de 500 atletas de diversos estados do Brasil e uma média de 8 a 10 mil espectadores durante três dias, além da corrida de rua “Alagoas de Todas as Raças”, com cerca de 800 pessoas e a final da 11ª edição do torneio de futebol amador, Campeonato de Primavera, realizado ao longo de nove meses com 122 partidas disputadas por 22 equipes de todo o estado.

Apoio a atletas maceioenses

O apoio atletas do esporte local ajudou competidores a despontar em 2019 e alcançar destaque em torneios dentro e fora da cidade. Por meio do incentivo da Semtel, diversos atletas puderam representar Maceió por todo o brasil, e inclusive em provas fora do país.

A maratonista aquática, Amanda Morena, de 14 anos, foi um das atletas que representaram Maceió em competições internacionais, além de provas realizadas em todo o Brasil. Amanda alcançou o feito de ser considerada como a mais jovem premiada no ranking geral na categoria feminina em 2019.

Outro destaque dos esportes aquáticos foi a participação dos 23 atletas de Maceió no Torneio Nordeste de Natação, em Salvador. A equipe, que contou com o apoio da Prefeitura de Maceió para comparecer ao campeonato, alcançou recorde nacional na competição na categoria juvenil com o quarto melhor tempo no Brasil em 2019.

O apoio a grandes talentos esportivos, beneficiou também o triatleta Neto Cavalcante, de 37 anos, que participou do Ironman 70.3 São Paulo, e conquistou o primeiro lugar na categoria Physically Challenged (PC). Assim como ele, o também o triatleta Fabiano Paes, foi um dos destaques locais na competição e alcançou o quarto melhor tempo entre os brasileiros da sua categoria, ao participar do Campeonato Mundial de Ironman 2019, realizado em Kona, Havaí.

A Semtel ainda ofereceu suporte a 16 crianças e jovens que participaram do Campeonato de Capoeira ‘Me leva Candeias’, realizado em João Pessoa (PB), e que aconteceu em novembro. Foi inaugurada uma nova Academia Maceió, dessa vez no bairro do Feitosa e a prefeitura reformou os Mobiliários Urbanos Esportivos (MUEs) espalhados por 10 pontos de Maceió.

De acordo com o titular da Semtel, Jair Galvão, o ano foi positivo nas ações realizadas pela pasta e mostra que o trabalho da Prefeitura de Maceió tem buscado avançar cada vez mais no incentivo ao esporte na capital alagoana. “Em 2019 alcançamos resultados positivos com atletas locais e fomos destino de grandes competições esportivas. Agora em 2020 continuaremos trabalhando com o mesmo propósito de promover aos maceioenses, maior qualidade de vida e principalmente, cada vez mais aproximar a prática esportiva da população, oferecendo serviços de qualidade e com profissionais habilitados, além de ampliar as parcerias com entidades esportivas, como também as da iniciativa privada”, destacou o gestor.

Em 2019, a Semtel lançou ainda o projeto ‘Corre Maceió’, com foco nos amantes das corridas de rua e com objetivo de oferecer aos participantes assessoria profissional para aprimorar o desempenho dos corredores.


Fonte: Ascom Semtel

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]