Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
25/11/2019 às 10h00

Esporte

Estudante da Ufal busca título mundial em campeonato de triathlon

Lawynia Assíria é a atual campeã brasileira da modalidade

Lawinya Assíria, do curso de Educação Física da Ufal - Ascom Ufal

A estudante do curso de Educação Física da Ufal, e triatleta, Lawinya Assíria conquistou muitos títulos este ano. O último deles, o Campeonato Brasileiro de Triathlon, garantiu uma vaga para  Campeonato Mundial de Triathlon que vai acontecer em agosto de 2020, em Edmonton, no Canadá. 

Assíria começou a nadar com 9 anos por incentivo do pai e aos 11 já competia no esporte. Desde então, tem obtido resultados expressivos. “Desde os 11, participo de campeonatos estaduais, regionais e brasileiros. Esse ano fiz somente três das cinco etapas do brasileiro de triathlon sprint, por falta de recurso, mas ainda consegui ser a nº 1 do ranking brasileiro e também consegui a tão sonhada vaga pro Campeonato Mundial. Esse ano conquistei muitas coisas, sou atual campeã brasileira de triathlon, campeã alagoana de triathlon e Bicampeã alagoana Júnior de maratonas aquáticas. Me sinto cada dia mais forte e realizada. Muito grata por tudo”, conta. 

Para a triatleta, o esporte é o alicerce da vida. “Decidi fazer Educação Física na Ufal e hoje não vejo um futuro onde o esporte não esteja na minha vida, seja como atleta ou como profissional de educação física. Sou completamente apaixonada por esse curso e também bastante envolvida com os projetos da Universidade. Sou monitora de Natação no projeto Nadar e também em um projeto com o professor Pedro Balikian, com os atletas e ex-atletas [docentes ou discentes] da Ufal que querem treinar com orientação, valorizando e incentivando o esporte de competição dentro da Universidade que é super importante”, ressalta. 

Como preparação para a disputa, Assíria conta com uma equipe multidisciplinar de técnicos, preparadora física, nutricionista e fisioterapeuta. Ela diz que o apoio das pessoas dá forças para continuar a jornada. “ muito feliz e realizada com tudo o que vêm acontecendo, é gratificante perceber que minha trajetória no esporte não foi em vão. Chegou a hora de colher bons frutos da minha dedicação e persistência no esporte, mesmo sendo tão caro e, muitas vezes, treinando e competindo em condições que nem sempre é a mais ideal mas, graças a Deus, tenho pessoas maravilhosas que me apoiam e dão sempre o melhor por mim. Isso que me dá forças pra continuar esse ciclo tão difícil que vai ser o mundial, porque envolve muitas coisas que não é somente o treinamento”, desabafa. 

Para ajudar a Assíria a participar do Campeonato Mundial de triathlon em 2020, clique aqui.


Fonte: Ascom Ufal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]