Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
18/11/2019 às 14h30

Esporte

Artes marciais transformam vidas de oitenta adolescentes no Jacintinho

Projeto Teakwondo nas Escolas é realizado na Escola Estadual Miran Marroquim e trouxe conquistas de medalhas e mudança de comportamento

No Jacintinho. os alunos treinam quatro vezes por semana - Ana Paula Lins/Agência Alagoas

Movimentos precisos, voleios, disciplina e muita concentração. Essa é a rotina de cerca de 80 jovens que, quatro vezes por semana, frequentam o Projeto Taekwondo nas Escolas, na Escola Estadual Miran Marroquim, na comunidade Piabas, no Jacintinho. A iniciativa, além de medalhas, trouxe aos jovens envolvidos conquistas para as suas vidas.

Tudo começou em 2012, quando o mestre Cleiton Pereira chegou à unidade de ensino por sugestão de um familiar que entendia que a arte marcial seria benéfica para a juventude local. Cleiton, que na infância praticava o esporte em praças públicas do Jacintinho, quis fazer por outros jovens o que o seu mestre fez por ele.

“Este é um projeto que não só dá aulas, mas ajuda famílias, tendo como pilares valores como educação, respeito e humildade. Desde o início, tivemos apoio da então diretora Lidiana e dos atuais gestores Tony e Maurício. Também recebemos muitos agradecimentos das famílias que dizem que, após o taekwondo, o comportamento de seus filhos melhorou”, conta Cleiton.

O projeto, que iniciou com dez estudantes do Miran Marroquim, hoje conta com aproximadamente 80 participantes, incluindo também alunos das escolas estaduais Théo Brandão, Maria das Graças de Sá Teixeira e Theonilo Gama; Escola Municipal Arnon de Mello e comunidade do Jacintinho em geral.  “Ano que vem, levaremos o projeto também para o Complexo Benedito Bentes, mais precisamente na Escola Estadual Lafaiette Belo”, adianta Cleiton.

Escola e comunidade

O diretor da Escola Estadual Miran Marroquim, Tony Correia e a ex-diretora e atual titular da 1ª Gerência Regional de Educação (Gere), Lidiana Costa, são unânimes ao afirmar que o projeto, além de trazer melhorias ao comportamento dos alunos, fortaleceu os laços entre a instituição e a comunidade, visto que a escola abre suas portas para as aulas nas noites de segunda, quarta e sexta-feira e tardes de sábado.

“É muito importante termos ações que promovam esta interação com a comunidade, realizando, desta forma, uma gestão participativa e fomentando a cidadania entre os jovens por meio da prática esportiva”, avalia Tony.

Madrinha do projeto desde o período em que esteve na gestão, Lidiana enxergou na arte marcial uma aliada para afastar os estudantes de influências negativas.  “Com recursos do Programa Mais Educação, compramos os materiais necessários e adaptamos uma sala ociosa para as aulas de taekwondo. O esporte afasta as crianças e jovens das más influências e ajuda a formar cidadãos empenhados em fazer o bem. Por isso, sempre buscamos apoiá-los”, relata Lidiana.

Formando campeões

Os resultados do projeto podem ser vistos pelas medalhas conquistas em Alagoas e fora do estado – estiveram recentemente no Brasileiro de Taekwondo em Iguarassu em Pernambuco e, neste final de semana (16 e 17/11), no Paraíba Open em Sertãozinho (PB) – e também pela transformação pessoal de seus participantes.

Albert da Silva e Alice Marques Lins são exemplos do poder transformador do projeto. Além da trajetória vitoriosa no esporte - cada um coleciona mais de dez medalhas de ouro e prata – eles romperam barreiras pessoais e disseram ter se tornado melhores seres humanos.

“Minha vida mudou. Sou muito tímido, mas depois do taekwondo, passei a me comunicar melhor, aqui me sinto bem, fiz muitos amigos. Também ganhei foco e melhorei o meu comportamento. O valor mais importante que o esporte nos ensina é o respeito ao próximo”, destaca Albert, aluno da 2ª série do ensino médio da Escola Estadual Miran Marroquin que compete na categoria – 62 kg.

Já Alice, precisou ultrapassar obstáculos culturais: ela e outra amiga eram as únicas meninas do grupo e a mãe, por achar o esporte violento e masculino, não queria que filha frequentasse as aulas. O tempo e os resultados mostraram que a filha estava no lugar certo. “Quando ela me viu treinando e viu os resultados, ficou super orgulhosa ao ver mulheres mostrando seu valor e ganhando espaço. Hoje é uma das maiores incentivadoras no esporte. Com o taekwondo, melhorei em todos os sentidos e fortaleci valores como respeito, companheirismo e união”, frisa Alice, estudante da 2ª série do ensino médio do Colégio Monte Sinai.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]