Dólar com. 5.1626
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
27/08/2019 às 12h52

Esporte

Vôlei feminino disputa Sul-Americano de olho em Copa do Mundo

A seleção já tem vaga garantida na Olimpíada de Tóquio 2020

A seleção feminina de vôlei estreia no Campeonato Sul-Americano nesta quarta-feira, às 17h (de Brasília), diante do Equador, em Cajamarca, no Peru. Será a volta da equipe ao país após a participação nos Jogos Pan-Americanos — com um time alternativo, as brasileiras ficaram sem medalha em Lima. A diferença é que, agora, a Seleção é a principal, embalada pela vitória no Pré-Olímpico disputado em Uberlândia, que garantiu as brasileiras nos Jogos de Tóquio. Depois de um 3 a 0 contra Camarões, dois triunfos suados por 3 sets a 2 diante de Azerbaijão e República Dominicana.

“O Azerbaijão foi uma seleção que surpreendeu. Não é muito tradicional no vôlei, mas foi uma partida difícil. A jogadora que vai atuar pelo Bauru (Polina Rahimova, oposta) foi bem, um saque muito bom. E contra a (República) Dominicana, não tem nem o que falar. A evolução delas, o que o Marquinhos (Marcos Kwiek, técnico) tem feito lá... Uma seleção muito alta, muito forte. Todo mundo brinca que não precisava matar a torcida do coração (risos), mas foram grandes jogos”, disse a central Bia.

A vaga assegurada dá tranquilidade há menos de um ano dos Jogos. Para a levantadora Roberta, algo essencial para José Roberto Guimarães definir o time que irá a Tóquio — última competição dele como técnico da seleção feminina.

“Acho que tira um pouco do peso nas costas. Se a gente não tivesse vencido (o Pré-Olímpico), ia para uma repescagem em janeiro, muito mais difícil. Agora, tem o lado positivo de poder, entre aspas, relaxar, né? Ele (Zé Roberto) poder treinar posições, ajustar detalhes”, comentou.

Testes que já começam no Sul-Americano, onde além das equatorianas, as brasileiras enfrentarão Venezuela e Argentina pelo Grupo A — os dois melhores vão à semifinal. Peru, Uruguai, Bolívia e Colômbia estão no Grupo B.

Entre as novidades em relação ao grupo do Pré-Olímpico e ao que foi vice-campeão da Liga das Nações, estão as ponteiras Gabi Cândido e Drussyla e as bicampeãs olímpicas Fabiana e Sheilla. A central e a oposta voltam a Seleção após três anos. Sheilla havia parado de jogar para ser mãe. Ela deu a luz às gêmeas Liz e Ninna, mas decidiu retornar às quadras este ano.

Com 19 títulos (os últimos 12 consecutivos), o Brasil é o maior vencedor do Sul-Americano.

COPA DO MUNDO

Após o Sul-Americano, as brasileiras disputam a Copa do Mundo, entre 14 e 29 de setembro, no Japão. A convocação para a competição ainda não foi divulgada, mas a Seleção terá o reforço de Camila Brait. Após ficar fora dos Jogos de Londres e Rio de Janeiro, a líbero tinha decidido não atuar mais pela Seleção, mas resolveu se dar mais uma chance.

“Depois de 2016, muita coisa mudou. Realizei o sonho de ser mãe, voltei a jogar em alto nível, o Luizomar (de Moura, técnico do Osasco) e a comissão tiveram tranquilidade e paciência nessa volta. Depois, veio a convocação do Zé (Roberto), conversamos bastante, pedi um tempo para pensar e agora tomei minha decisão. Vou de peito aberto para meu sonho de jogar a Olimpíada”, explicou.

Quem também sonha com a estreia olímpica é a central Mara, destaque no título do Minas Tênis Clube na última Superliga e reforço do Osasco para a nova temporada. Ela participará tanto do torneio continental quanto do Mundial.

“A gente não sabe quem estará em Tóquio. Mas (no Osasco) tem a Camila Brait com experiência, a Jaqueline, jogadoras que já passaram por isso e acrescentam muito a mim não só na Seleção, mas no clube também. São meninas que ganharam muita coisa”, disse.

Além das donas da casa, a Seleção enfrentará no Japão a atual campeã Sérvia, a campeã olímpica China, Coreia do Sul, Camarões, Quênia, Rússia, Holanda, Argentina, Estados Unidos e República Dominicana. Vice-campeão em três ocasiões (1995, 2003 e 2007), o Brasil busca um título inédito.

CONVOCADAS PARA O SUL-AMERICANO

Levantadoras: Macris e Roberta

Opostas: Sheilla e Lorenne

Ponteiras: Drussyla, Amanda, Gabi Cândido e Maira

Centrais: Fabiana, Bia, Mara e Carol

Líberos: Léia e Suelen

BRASIL NO SUL-AMERICANO DE VÔLEI FEMININO

Quarta-feira (28/08) – 17h (de Brasília): Brasil x Equador

Quinta-feira (29/08) – 17h (de Brasília): Brasil x Venezuela

Sexta-feira (30/08) - 16h (de Brasília): Brasil x Argentina

Sábado (31/08 - se avançar) – Semifinal

Domingo (01/09 - se avançar) – Final / 3ª lugar


Fonte: Agência Brasil

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]