Dólar com. 5.16
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
22/03/2019 às 12h00

Esporte

Projeto Nocaute dá oportunidade a jovens da periferia através do boxe

Projeto Nocaute necessita de apoio para continuar com a inclusão social

Divulgação

O boxe é o principal atrativo do Projeto Nocaute que está mudando a vida de jovens da periferia. Criado há cinco anos pelo professor Manoel Messias de Souza, o Projeto que atua em Maceió, atende a 43 adolescentes na faixa etária dos 12 e 17 anos.

O Projeto nasceu com o objetivo de afastar crianças e jovens da violência. A meta é a inclusão social através do esporte, com acesso ao mercado de trabalho.

“Com o boxe, os jovens aprendem a ter disciplina, melhorar o condicionamento físico e a integração em equipe”, revela Messias, que é praticante de artes marciais desde os 8 anos e já treinou Kung Fu, Muay Thai, Boxe, Taekwondo. Há 11 anos, é professor de boxe

Uma das exigências do professor é o progresso no rendimento escolar. Os atletas, que são estudantes das escolas públicas, têm que apresentar ao Projeto notas satisfatórias.

Graças à dedicação do professor Messias, algumas empresas e pessoas oferecem oportunidades e cursos aos alunos. O Projeto Nocaute atualmente realiza também curso de mecânica e busca viabilizar um curso de língua inglesa.

O professor Messias precisa de apoio para dar continuidade ao trabalho de inclusão social através do esporte.

De pai de jovens a voluntário

Procurando uma forma de ajudar os dois filhos, o mecânico Durval Neto levou os adolescentes para o Projeto. “O mais velho, de 16 anos, estava com amizade de pessoas que o pai não aprovava. O mais novo, de 14, apresentava dificuldade de relacionamento. No Projeto, o mais velho fez novas amizades e se afastou de influências negativas e o mais novo está mais comunicativo”.

Durval já foi usuário de droga e perdeu amigos por causa da criminalidade. Ele sabe como é importante o apoio. “Nunca desistir de ter uma profissão e de aprender”, disse.

Com sua determinação, o mecânico superou a má fase. Hoje é um profissional solicitado. Aprendeu a recondicionar os bicos injetores Ducato com durabilidade de 300 mil quilômetros.

Envolvido com o projeto, Durval está proferindo um curso de mecânica no Projeto Nocaute aos sábados. “Estou apresentando a parte teórica e depois vou levá-los para o laboratório da oficina que trabalho”.

De acordo com ele, os melhores alunos serão aproveitados na empresa – a Kid Diesel.“A mecânica é uma ótima oportunidade para esses jovens.Só quero que eles se esforcem e aprendam”, destaca.

Participação dos alunos

Gizele Amanda, de 17 anos, diz que era muito briguenta e o boxe a ajuda. “O Projeto me fez uma pessoa melhor. É um lugar que eu descarto a raiva controladamente”.

Bastante calmo, Weslley Hairam, de 16 anos, revela que nos treinos procura não machucar os colegas.

Lucineide Domingos, de 21 anos, é bombeira civil. Começou no Projeto como voluntária, acabou praticando o boxe. O seu desempenho tem sido muito bom que o professor Messias a chama de prata da casa.

“O meu objetivo é poder crescer no esporte. O boxe é muito importante, não só a questão do treinamento físico, mas o trabalho psicológico, de concentração e autoestima. Também gosto dos movimentos da luta. Quero deixar o boxe reconhecido pelas mulheres”, diz Lucineide.

Outro talento do Projeto Nocaute é o jovem Everton Tharlysson, de 16 anos. Ele vai participar da Copa de Boxe Olímpico, em Feira de Santana – BA, que é uma vitrine para os jovens lutadores.

Para preparar melhor os jovens, o Projeto Nocaute também realiza torneio em sua sede. O próximo evento será o Bussfight, Boxe União, no dia 17 de abril, das 16 às 22 horas.

Treinos

Os treinos ocorrem de segunda a sexta, no horário da manhã, tarde e noite. Aos sábados até às 12 horas.

Doação

O professor Messias informa que executa o Projeto com doações de amigos. Não recebe ajuda de órgãos públicos ou de políticos.

Ele informa que o Projeto está aberto a novos parceiros, empresas e entidades, que possam investir ou fornecer cursos, estágios e oportunidades aos jovens.

Informações do Projeto

Instagram: @projetonocaute

Facebook: projetonocaute

Youtube: Projeto Nocaute

Endereço: Rua Dalmo Lins, n° 2, Tabuleiro dos Martins

Celular: 82 99606-2008 e 98130-3935


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]