Dólar com. 5.1694
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
02/07/2018 às 08h33

Esporte

Arapiraca dá início à etapa estadual do Jogos Estudantis de Alagoas 2018

É a primeira vez que a solenidade de abertura acontece fora de Maceió; cidade Agrestina também sedia disputa do futsal até o dia 5

Aylson Magalhães, ouro no salto triplo em 2017, acende pira olímpica - Davi Salsa/Divulgação

No final da tarde de domingo (dia 1º), o ginásio da Escola Estadual Izaura Antônio de Lisboa (Epial), no Centro de Educação Integral (CEI) de Arapiraca, foi o palco da abertura da edição 2018 da etapa estadual dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal). Pela primeira vez, a solenidade aconteceu fora de Maceió e a cidade também sedia a disputa do futsal, modalidade com maior número de equipes inscritas.

Estiveram presentes para comemorar o pontapé inicial do evento o vice-governador Luciano Barbosa; a secretária de Estado da Educação, Laura Souza; o secretário Executivo da Educação Sérgio Newton, a superintendente do Sistema Educacional, Wilany Félix, o superintendente de Políticas Educacionais, Ricardo Lisboa, a gerente da 5ª Gerência Regional de Educação (Gere) Eliete Rocha e o coordenador do Jeal Henrique Vilela.

Segundo Luciano Barbosa, o fato inédito de uma abertura do Jeal acontecer fora de Maceió representa uma melhoria na estrutura para práticas esportivas no interior do Estado.  “Antes era impossível que começássemos o Jeal pelo interior, porque só tínhamos a estrutura necessária na capital. Agora, temos quadras e ginásios esportivos espalhados por toda a rede estadual. Estamos construindo novas quadras, recuperando as que já existiam e também construindo piscinas para contemplar os esportes aquáticos. Alagoas pode agora fazer o Jeal no interior, seja iniciando ou finalizando”, destaca Barbosa.

Para a secretária de Educação, Laura Souza, o esporte tem poder de motivar os jovens nos estudos. “A Secretaria de Educação acredita e apoia o esporte. A gente acredita que esse é o momento de resgate de esperança, de reconstruir uma série de caminhos que podem estar perdidos. O esporte tem essa capacidade de fazer com que o jovem se engaje na escola e, por isso, para a gente, é tão importante”, declara.

Abertura

Após as formalidades iniciais, deu-se início ao desfile das delegações. A cerimônia contou com o tradicional juramento do atleta, feito pelo estudante Davi Silva Martins Alves, da Escola Estadual Santos Ferraz, de Taquarana. Em seguida, o árbitro Alexandre Américo Praxedes, presidente da Associação de Árbitros de Futsal foi convidado para que o mesmo pudesse proferir o juramento do árbitro.

Finalizando a solenidade, o atleta Aylson José Magalhães da Silva Aguiar, da Escola Estadual Senador Rui Palmeira, de Arapiraca, foi o responsável por acender a pira olímpica, oficializando o início da etapa estadual do Jeal. Em 2017, o garoto foi ouro no salto triplo.

Primeira etapa

Ao todo, 2.115 estudantes das redes pública e privada participam da etapa estadual dos jogos, disputando 14 modalidades esportivas. A primeira delas acontece também em Arapiraca, com 47 equipes – masculino e feminina, juvenil e infantil – competindo no futebol de salão.

Os jogos serão disputados nos ginásios Deputado José Lúcio de Melo (próximo à Escola Estadual Quintella Cavalcanti) e João Paulo II até a próxima sexta-feira, dia 5. Já na sexta-feira, dia 6, terá início a disputa do atletismo no Estádio Rei Pelé, em Maceió, estendendo-se até o dia 8.

As demais modalidades ocorrem nas seguintes datas:

23 a 26 de julho: tênis de mesa, ginástica rítmica, vôlei de praia e xadrez;

28 a 31 de julho: ciclismo, basquete, badminton, natação e voleibol;

Do dia 1° a 5 de agosto: handebol, judô e luta olímpica.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]