Dólar com. 5.1166
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
11/05/2019 às 08h40

Entretenimento

Novo programa da TVE/AL vai dar espaço às produções alagoanas

Projeto criado pela parceria entre o IZP e a La Ursa Cinematográfica estreia dia 17 de maio, às 23h

Novo Programa visa apresentar as mais diversas facetas do movimento cinematográfico alagoano - Divulgação

O Lugar de Cinema é um programa independente que tem como principal objetivo aproximar a produção audiovisual alagoana do público local. Além disso, a iniciativa busca também apresentar as mais diversas facetas do movimento cinematográfico alagoano, mostrando a força artística, criativa e política dos filmes que são feitos em Alagoas.

O projeto foi criado a partir de uma parceria entre o IZP (Instituto Zumbi dos Palmares) e a La Ursa Cinematográfica, produtora audiovisual e primeira distribuidora de filmes no Estado. A oportunidade de realizar essa colaboração veio quando a TV Educativa lançou seu sinal digital, conseguindo finalmente levar sua programação para toda a cidade de Maceió, e em breve para toda Alagoas.

"A TV aberta era uma fronteira que ainda não tínhamos desbravado. Pela sua abrangência e capacidade de comunicação com o público, acreditamos que o Lugar de Cinema pode ser o indutor de um encontro muito potente. Os filmes produzidos em Alagoas podem chegar a uma camada de público que ainda não alcançou.

Quem faz cinema quer ser visto. E o público tem muito interesse pelo que é feito em Alagoas. O público gosta de se ver, de ser reconhecer, de se orgulhar da própria cultura", comemora Felipe Guimarães, sócio da La Ursa Cinematográfica e diretor do programa.

A cada sexta-feira será exibido um episódio inédito. A primeira temporada do Lugar de Cinema traz 10 anos de conteúdo do cinema alagoano distribuído em 22 episódios que irão apresentar filmes de todos os gêneros, tendo como critério a participação em uma das edições da Mostra Sururu de Cinema Alagoano, que comemora uma década em 2019. O Mirante Cineclube também tem contribuição no programa como responsáveis pela curadoria de 21 episódios da primeira temporada (com exceção do primeiro). Outra importante adesão ao projeto foi a da atriz Thame Ferreira, que participa como apresentadora programa e também é integrante do Mirante Cineclube.

"A cadeia do audiovisual alagoana chegou a um nível de produção, qualidade e profissionalismo internacional. Nossos cineastas, produtores e roteiristas saem do nosso estado para exibir suas obras. Os alagoanos tem bom gosto, querem conteúdos de qualidade. Pensando nas duas coisas a TV Educativa abriu espaço para que essa represa de conteúdo seja exibida para o público. É o novo conceito da TVE, Alagoas para todo mundo ver", destacou Filipe Valões, presidente do Instituto Zumbi dos Palmares.

Sobre os gêneros dos filmes, os alagoanos podem esperar principalmente diversidade. Na lista, há filmes de estilos muito diferentes. Desde produções feitas com recursos de editais e todo o aparato técnico, até curtas independentes, feitos no ambiente universitário ou em oficinas de cinema. As temáticas também são as mais diversas. Vão desde documentários sobre elementos marcantes da identidade alagoana, até obras de ficção que buscam inspiração no cinema internacional.

"Teremos filmes para todos os gostos", ressaltou Felipe Guimarães.

Produções alagoanas ganham o mundo

Os filmes produzidos pela La Ursa Cinematográfica, têm se destacado em festivais de todo o Brasil e também do exterior. Nos últimos anos, a produtora participou de rodadas de negócios como o Nordeste Lab, a Rio2C e Festival de Brasília, apresentando projetos alagoanos para canais de TV, distribuidores, produtores.

Aqui em Alagoas, iniciativas como a Mostra Sururu, Circuito Penedo de Cinema, o Alagoar, os projetos do Sesc Alagoas e o Cineclube Mirante também cumprem um importante papel de construção de plateia e disseminação das produções do Estado.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]