Dólar com. 5.1866
IBovespa 0.58
30 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Feriado do Dia do Trabalhador altera funcionamento dos serviços de saúde na capital
17/04/2024 às 14h00

Economia

Após inovações, Junta Comercial reduz em 48h o tempo médio para processos empresariais colegiados

Em dois meses, Juceal contou com andamento sem a vinculação obrigatória e criou uma turma extra de vogais para análise

Diretoria da Juceal em encontro recente: órgão comemora redução do tempo médio para andamento de processos colegiados

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) conseguiu, em dois meses, reduzir o tempo médio para andamento de processos colegiados em 48h16. A melhora de tempo decorreu após a autarquia responsável pelo registro de empresas desvincular os processos colegiados de turmas específicas e criar uma turma extra para análise dos documentos.

De acordo com a Juceal, a média de andamento para processos colegiados em 2023 foi de 117h03. Esse tempo considera desde o momento em que o cliente protocola o processo até a adição à pauta, a análise por parte dos vogais e a disponibilização do processo para o solicitante, seja com exigência para correção, seja com autenticação.

Em abril, dois meses após a desvinculação às turmas, houve a redução de 41,23% quando comparada à média de 2023. Neste mês, o andamento interno dos processos colegiados atingiu a marca 68h47 de média.

“Pensamos em ações pontuais que teriam um impacto muito grande de retorno para os empresários, os advogados, os contadores e outros profissionais. Os processos singulares são mais ágeis, mas os colegiados, que são mais complexos, antes poderiam durar semanas por uma burocracia excessiva. Internamente nos setores houve uma organização e o processo agora é mais rápido e permanece com a mesma segurança jurídica de sempre”, salientou o presidente da Juceal, Ricardo Dória.

A primeira ação que resultou nessa diminuição de tempo aconteceu em 8 de fevereiro. Com a publicação de uma resolução plenária, a Junta Comercial passou a contar com andamento por três vezes por semana sem a vinculação obrigatória à turma de vogais que promoveu a análise inicial. A resolução estabeleceu o trâmite prioritário, fazendo com que um processo em exigência não aguardasse necessariamente uma semana para uma nova análise da mesma turma.

A segunda ação tomou como base a lei que tornou a Juceal uma autarquia e permitiu a criação de uma turma extra de vogais para análise de processos colegiados. Em 26 de março, a Junta Comercial, então, implementou uma nova turma, estabelecendo as reuniões de turmas a cada segunda, terça, quarta e sexta-feira.

“Os números comprovam que estamos no caminho certo. O registro empresarial em Alagoas é uma realidade ágil e digital, mas sempre estamos buscando formas de simplificar ainda mais a abertura de novos negócios, independentemente da sua complexidade”, adicionou o presidente.

O andamento dos processos colegiados é feito no Portal Facilita Alagoas, onde o cliente realiza a consulta prévia, preenche as informações referentes à Ficha de Cadastro Nacional (FCN), anexa o contrato e protocola digitalmente a documentação. Após isso, o processo caminha internamente na Juceal para análise. Finalizado, o documento autenticado também é disponibilizado no portal para download.

Por definição da lei federal de nº 8.934/1994, o colégio de vogais é responsável pelas análises de constituições de sociedades anônimas, constituições e alterações de consórcio e de grupo de sociedades, além dos processos de transformação, incorporação, fusão e cisão de empresas. Por definição da Juceal, o vocalato também analisa os processos referentes às cooperativas.

A Junta Comercial é uma entidade que possui formação colegiada, na qual o colégio de vogais também funciona como setor deliberativo superior. O vocalato da Juceal é composto por doze entidades representativas de setores empresariais, governamentais e classes profissionais como advogados, economistas, contadores e administradores.


Fonte: Ascom Juceal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]