Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
28 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel PF prende mulher suspeita de ajudar em fuga de presídio federal
21/03/2024 às 20h00

Economia

Alagoas é destaque em produção de combustível limpo para a aviação

Grupo alagoano recebeu certificado para vender etanol como matéria-prima para a indústria de bioquerosene de aviação

Foto: Divulgação

A produção de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) vem crescendo no país e Alagoas segue se destacando no cenário brasileiro e global. O grupo alagoano da Usina Coruripe conquistou o certificado que autoriza a venda do etanol como matéria-prima para a indústria de bioquerosene de aviação.

Atualmente, apenas cinco usinas brasileiras contam com o certificado ISCC Corsia Plus válidos. Além da Usina Coruripe, estão as plantas industriais de Raízen, São Martinho e BP Bunge. A venda de etanol para indústrias de SAF, que polui até 80% menos do que o querosene tradicionalmente usado pelas companhias aéreas, só pode ser feita após a certificação.

De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o SAF pode ser produzido a partir de várias fontes, como biomassa (caso do etanol), óleos vegetais, gordura animal, gases residuais, entre outros.

O Setor Sucroenergético tem destaque na matriz energética alagoana. De acordo com dados do Balanço Energético de Alagoas (Beal), Alagoas, atualmente, tem 87% de sua matriz energética originada de fontes renováveis. E a produção é liderada pela cana de açúcar (47%).

Para a secretária Alice Beltrão, o estado tem desenvolvido ações e políticas públicas capazes de atrair investimentos em tecnologias renováveis. “Nós já demos o primeiro passo. Ao lado da empresa Essenz Soluções, estamos fazendo um levantamento das condições que temos para oferecer energia renovável. O próximo passo é apresentar esse diagnóstico para as empresas nacionais e estrangeiras com potencial de investimento no setor. Ampliando a nossa presença na produção de energia limpa”.

Além disso, o documento, que é disponibilizado pela Superintendência de Políticas Energéticas da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), aponta que o estado tem desenvolvido ações para ampliar o uso do eucalipto, milho e outras biomassas.

Para o superintendente de Políticas Energéticas, Bruno Macedo, dados do Beal apontam o quanto Alagoas tem potencial para produção de energia renovável. “Os dados do Balanço atestam o quanto Alagoas já é descarbonizada e é um exemplo a ser seguido em todo país. E ainda há espaço para ampliar a oferta", disse.


Fonte: Ascom Sedics

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]