Dólar com. 5.1552
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
22/10/2020 às 13h30

Economia

Safra recorde de cana-de-açúcar pode impulsionar indústria de etanol 2G em Alagoas

Na comparação entre 2018 e 2019, o aumento na produção foi de 11,7% segundo o IBGE

Divulgação

Dados da Produção Agrícola Municipal (PAM), divulgada em outubro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que a produção de cana-de-açúcar em Alagoas foi de 18,7 milhões de toneladas em 2019, sendo a maior safra dos últimos quatro anos. Na comparação com o ano anterior, o aumento na produção foi de 11,7%.

Esses números refletem positivamente na indústria de etanol 2G, como é o caso da GranBio, empresa de biotecnologia 100% brasileira, que possui uma planta industrial no município de São Miguel dos Campos (AL).

“Uma boa safra abre caminho para produção de etanol de segunda geração em outras regiões do Estado. E vemos uma tendência de índices ainda melhores para o próximo ano, já que, recentemente, algumas usinas passaram por uma fase de recuperação do canavial e o clima tem favorecido as condições das lavouras”, explica Marco Aurélio Campêlo, diretor Industrial da GranBio, que está à frente da BioFlex®, primeira biorrefinaria produtora de etanol celulósico em escala comercial do Hemisfério Sul e o projeto mais inovador da indústria sucroenergética desde o Proálcool.

Colheita mecanizada garante palha para biocombustível

Atualmente, a GranBio tem capacidade para produzir 30 milhões de litros de etanol 2G por ano, porém está realizando investimentos em sua planta para incrementar esse número e alcançar 50 milhões de litros por ano até 2022. A companhia produz etanol 2G a partir de uma tecnologia exclusiva, que permite a utilização de qualquer rejeito agrícola. No Brasil, a palha da cana é a matéria-prima utilizada para a produção do biocombustível da empresa.

Para aproveitar ao máximo os resíduos do campo, é fundamental que a colheita da cana seja mecanizada. “Feita dessa forma, a colheita resulta em mais agilidade e eficiência do processo, além de reduzir o impacto ambiental, já que não é preciso realizar a queima de resíduos. A adoção dessa prática é fundamental para que possamos aproveitar a palha que fica no campo, representando a possibilidade de ganhos extras aos produtores de cana, que podem vender esses resíduos para a indústria”, complementa Campelo.

O etanol 2G reduz em até 90% as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera, em comparação aos combustíveis convencionais. O Brasil está na vanguarda da pesquisa e desenvolvimento deste produto e a GranBio tem atuado fortemente para, por meio de sua tecnologia pioneira, ampliar esse mercado em todo o mundo. “Temos um futuro muito promissor. Nosso objetivo é alcançar alta produtividade sem aumentar as áreas de plantio, ou seja, produzir etanol 2G de forma totalmente sustentável, sem competir com alimentos”, finaliza o diretor Industrial da GranBio.

Cana-energia: mais produtividade às lavouras

Para aumentar a produtividade e a longevidade dos canaviais em mais de 50%, a GranBio também investiu no desenvolvimento da cana Vertix, variedade exclusiva de cana-energia, mais robusta, com maior teor de fibra e potencial produtivo, que, por ser extremamente rústica, pode ser plantada em solos menos férteis, como as áreas de pastagens degradadas.

Atualmente, a GranBio tem três mil hectares de cana Vertix plantados em todo País e um total de 17 clientes. A expectativa da companhia é chegar a 135 mil hectares até 2025. A Usina Caeté, em Alagoas, é parceira da GranBio desde 2016 e acredita que a cana-energia pode representar ótimas oportunidades para os produtores que atuam com etanol 1G e 2G e energia.

“Há cerca de quatro anos, estamos numa fase de testes plantando cana-energia em nossas lavouras na Usina Caeté – Unidade Marituba, localizada em Igreja Nova (AL), e na Usina Caeté - Unidade Paulicéia, situada em Paulicéia (SP). Acreditamos no potencial dessa cana, pois a GranBio tem realizado ano após ano uma série de melhoramentos genéticos para nos ajudar a atingir nosso objetivo de ter uma cana-energia mais rica em açúcar e não apenas em fibras e biomassa. Estamos otimistas que a Vertix vai nos proporcionar mais produtividade tanto nas frentes de açúcar, quanto de etanol (1G e 2G) e energia”, explica Aryl Lyra, diretor Agrícola da Usina Caeté.

Sobre a GranBio

Fundada em 2011, a GranBio é uma empresa de biotecnologia industrial 100% brasileira, controlada pela GranInvestimentos S.A., que cria soluções para transformar biomassa em produtos renováveis. Pioneira na produção de etanol celulósico, ou de segunda geração (2G), no Hemisfério Sul, a companhia é a única do setor que atua do começo ao fim da cadeia produtiva – da matéria-prima a distribuição do produto final – integrando tecnologias próprias e de parceiros. Com investimentos focados na indústria de renováveis, mantém seus esforços voltados para o fornecimento de bioquímicos e biocombustíveis que combinem competitividade econômica e baixa emissão de carbono, a fim de combater as mudanças climáticas no mundo. Mais informações: www.granbio.com.br



Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]