Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
16/10/2020 às 08h00

Economia

Alagoas alcança 81% do uso de energia com recursos renováveis

Percentual é quase o dobro do número nacional, que possui 41% - Ascom Sedetur

Alagoas fechou o ano passado com a marca de 81% do uso energético por meio de recursos renováveis. Isso significa um avanço do desenvolvimento sustentável e eficiente, gerando mais postos de trabalho e investimentos para o setor no estado. O número foi divulgado no Balanço Energético de Alagoas (Beal) 2020- ano base 2019, publicado anualmente pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

Esse percentual é quase o dobro do número no Brasil, que possui 41% do uso energético por fontes limpas. Esse cálculo é feito levando em consideração os principais tópicos de energia primária: bagaço da cana, melaço da cana, caldo de cana, energia hidráulica, lenha, gás natural e petróleo.

A Superintendência de Energia e Mineração (Suem) da Sedetur, responsável por acompanhar o segmento, vê que esse número é fruto de trabalho conjunto entre o Governo de Alagoas, Equatorial Alagoas, Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Alagoas, Empreendedores, bem como do apoio  institucional da Companhia Hidrelétrica do São Francisco, Algás, Universidade Federal de Alagoas, Ministério de Minas e Energia, Empresa de Pesquisa Energética, Agência Nacional de Energia Elétrica e Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

“Nós caminhamos para estruturar, cada vez mais, uma política pública assertiva para o planejamento dos setores produtivos e de divulgação das potencialidades do Estado. O número consolidado no Beal, mostra que Alagoas avança efetivamente com boas práticas em prol de toda a sociedade com geração de mais trabalho e de investimentos”, declara Caio Uchôa, superintendente da Suem.

ENERGIA FOTOVOLTAICA
Alagoas tem ainda 2224 usinas fotovoltaicas de geração distribuída. Esse total engloba instalações diversas que possuem placas de energia solar, melhorando o consumo de energia do local, além de beneficiar 3793 unidades consumidoras. O somatório de potência instalada é de 28,5 MW.

Entre as vantagens estão a redução de custos, menor índice de poluição, taxas de carbono e baixa necessidade de manutenção que colaboram para os negócios de Alagoas. O estímulo desse uso faz parte do plano do Governo Estadual em expandir as fontes renováveis. Essas ações são articuladas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), através da Superintendência de Energia e Mineração (SUEM). Desde 2016, projetos também são realizados para fomento de comunidades, associações e cooperativas.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]