Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
22/01/2020 às 18h10

Economia

CPLA alerta que estiagem prejudica o setor

O longo período de estiagem que vem atingindo o sertão alagoano preocupa o desenvolvimento da produção leiteira dos agricultores familiares da região. Segundo a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), os pequenos produtores estão adotando diferentes estratégias para superar a crise, entretanto, nem todas trazem benefícios para seus rebanhos.

"Durante os últimos 10 anos, estamos tendo secas constantes. Com a atividade se concentrando cada vez mais nas mãos dos agricultores familiares, essa é a categoria que mais está sendo prejudicada com essas adversidades. Com a falta de chuva ou um período de chuva inconsistente, como foi o inverno do ano passado, os produtores não conseguiram realizar a plantação das forragens necessárias para gerar os alimentos de seus animais", destaca o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro.

De acordo com o presidente, no ano passado a freqüência de chuva foi alta, mas em pouco tempo, impossibilitando colher o ciclo todo das forragens, que necessita de três a quatro meses de chuva para garantir bons rendimentos para o produtor. "Estávamos esperando as tradicionais chuvas de verão para o enchimento dos açudes e barragens, mas elas não chegaram para todo o sertão", explica Monteiro.

Para superar os atuais entraves, o agricultor vem buscando saídas que, segundo Monteiro, não trazem os resultados necessários para o crescimento da produção. "Alguns produtores estão vendendo seus animais para reduzir o rebanho e conseguir alimentar os que permanecem na criação. Outra forma encontrada está sendo a compra de palmas na região, mas com a oferta em baixa, elas se tornam caras e passou a não ser um paliativo tão lucrativo para eles. Essas medidas causam a redução na produção de leite e nas criações da região", ressalta.

Na procura por soluções para a continuidade do setor leiteiro de Alagoas, a CPLA tem prospectado recursos com os órgãos responsáveis pelo fomento da agricultura em Alagoas. "A solução temporária para esse cenário seria o estabelecimento de um canal de fornecimento do bagaço de cana, pelo estado, através das usinas, para os produtores rurais. Esse processo já era realizado há uns anos e foi uma saída muito boa para o setor. Entregamos um documento ao Secretário da Agricultura de Alagoas e a nossa esperança que essa ação possa gerar bons resultados, já que é uma forma de manter o consumidor estável e a comunidade produzindo mais leite", pontua Aldemar Monteiro. 


Fonte: BCCOM Comunicação

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]