Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
09/12/2019 às 16h57

Economia

Em evento do BNDES, Renan Filho afirma que investir em saneamento é fundamental

Na sede da Firjan, ele também proferiu palestra sobre a melhoria da malha viária alagoana

Renan Filho participou do evento "BNDES com ‘S’ de Social e de Saneamento" - Márcio Ferreira/Agência Alagoas

O governador Renan Filho participou, sexta-feira (6), na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro, do evento "BNDES com ‘S’ de Social e de Saneamento". Na ocasião, foram apresentadas e discutidas as principais ações em curso para alavancar os investimentos no setor, a exemplo das mudanças do marco legal, regulação, financiamento e estruturação de projetos na área de saneamento no país, voltados à universalização do serviço.

O Governo de Alagoas vai lançar, em breve, o edital de concessão dos serviços de saneamento de Maceió e de outros 12 municípios da Região Metropolitana. O plano de saneamento – desenvolvido em parceria com o BNDES - prevê investimentos da ordem de R$ 2,5 bilhões pela empresa vencedora do leilão, que ficará responsável pela universalização, em seis anos, dos serviços de abastecimento de água e, em 16 anos, do esgotamento sanitário: coleta, tratamento e disposição final dos resíduos.

“Investir na agenda do saneamento é fundamental para Alagoas. Nós temos feito um trabalho muito profundo junto ao BNDES, que contratou consultorias especializadas nas áreas jurídica e de engenharia e que vem desenhando um amplo modelo que permita recebermos os investimentos necessários para universalizar os serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário na região Metropolitana de Maceió”, disse Renan Filho.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), lançou uma consulta pública para o recebimento de contribuições da sociedade civil para a formatação do edital de concessão e também promoveu uma audiência pública para debater o assunto. O leilão está previsto para março do próximo ano, na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo). A consulta estará aberta até este sábado, no site da Seinfra.

O evento no Rio de Janeiro contou, ainda, com a participação do ministro da Economia, Paulo Guedes; do presidente do BNDES, Gustavo Montezano; e dos governadores do Amapá, Waldez Gomes; e do Acre, Gladson Cameli. Renan Filho afirmou que o saneamento tem uma relação direta com a saúde pública e a elevação da expectativa de vida da população.

“Nosso estado tem no turismo uma das principais vocações para o seu desenvolvimento, por isso é fundamental que a gente garanta o meio ambiente protegido de todo tipo de descarte inapropriado. Alagoas vai ganhar como um todo e esse programa é fundamental, porque vai impulsionar a capacidade de investimento privado num segmento tão importante para a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, acrescentou, descartando a privatização da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

Palestra

À tarde, o governador proferiu palestra sobre a melhoria da malha viária alagoana, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Em outubro deste ano, pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e Sest Senat apontou que Alagoas tem o melhor conjunto de estradas do país. O estado ultrapassou São Paulo que liderava o ranking.

Alagoas investe pesado na recuperação e expansão da malha viária, bem como em obras de duplicação, a exemplo da AL-220, entre Maceió e Arapiraca. Lançado em 2016 pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), o programa Pró-Estrada já contempla todas as regiões do Estado com obras de implantação e recuperação de rodovias, além da pavimentação de vias urbanas nos municípios alagoanos.

Já são cerca de 90 municípios beneficiados e 1200 quilômetros contemplados, dos 1800 que compõem a malha viária estadual, promovendo segurança e mais qualidade de vida à população alagoana nos quatros cantos do estado.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]