Dólar com. 5.0131
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
23/05/2019 às 11h39

Economia

Governo reduz ICMS do querosene de aviação e Gol decide ampliar voos para AL

Governador Renan Filho apresentou redução da alíquota para presidente da companhia aérea durante reunião em São Paulo, nesta quarta-feira (22)

“O Estado vai conceder o incentivo fiscal para elevar a competitividade, aumentar a atração de novos voos e levar mais passageiros a Alagoas”, afirmou o governador - Divulgação

A qualidade da malha aérea é um dos fatores principais para o fortalecimento de um destino turístico. Pensando nisso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e da Secretaria da Fazenda (Sefaz), reduziu a alíquota do ICMS do querosene de aviação (QAV) de 12% para até 5%. Com a redução, a Gol Linha Aéreas sinalizou um aumento de 25% no número de voos para Alagoas até o final deste ano.

As novas condições especiais foram apresentadas à Gol pelo governador Renan Filho e os secretários das pastas, Rafael Brito e George Santoro, nesta quarta-feira (22), em São Paulo (SP), em reunião com o presidente da companhia, Paulo Kakinoff. “A gente discutiu a ida de novos voos para Maceió. O Estado vai conceder o incentivo fiscal para elevar a competitividade, aumentar a atração de novos voos e levar mais passageiros a Alagoas”, afirmou o governador após a reunião.

“Isso vai ajudar muito no fortalecimento do turismo em Maceió e em todo o estado, atendendo a uma demanda do setor e colaborando para a geração de emprego e renda em Alagoas”, acrescentou Renan Filho.

Entenda a redução

Regulamentado pelo convênio 188/2017 e 15/2018, o decreto publicado na terça-feira (21) prevê a redução de 12% para faixas de 8%, 6% ou 5% nas saídas internas do querosene de aviação, realizadas por distribuidoras de combustíveis e destinadas ao consumo de empresas aéreas.

Para adesão ao regime, as empresas aéreas vão precisar ampliar a oferta de voos para Alagoas, atendendo aos critérios e parâmetros estabelecidos pela Sefaz. O pleito das companhias aéreas que solicitarem a redução será deliberado pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes). 

As despesas com combustível representam cerca de 35% dos custos das companhias. Com a redução do tributo, a malha aérea em Alagoas será ampliada e, consequentemente, o destino fortalecido turisticamente. 

"Mesmo diante dessa crise que assola o país todo, com encarecimento de passagens e encurtamento da malha, buscamos alternativas com companhias aéreas e operadoras que são parceiras comerciais de nosso Estado. Com a redução do QAV, garantimos que Alagoas permaneça na rota turística do Brasil, fomentando nossa malha aérea e colhendo bons números no setor, responsável por movimentar nossa economia e pela geração de emprego e renda para a população”, ressaltou o secretário Rafael Brito.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]