Dólar com. 4.9991
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
18/04/2019 às 13h30

Economia

Seleção genômica será tema de palestra na 9º Expoalagoas Genética

9º Expoalagoas Genética começa no dia 13 de maio - Divulgação

A 9º Expoalagoas Genética, que acontece de 13 a 19 de maio, no Parque da Pecuária,apresentará aos criadores do Nordeste em sua programação técnica a palestra "Utilização da seleção genômica no melhoramento da raça Girolando". O tema será conduzido pelo especialista João Batista de Melo, na quinta-feira, 17 de maio, a partir das 10h.

Considerada uma das promessas em inovação tecnológica de melhoramento genético animal, a seleção genômica, segundo o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), já é muito utilizada no mercado dos Estados Unidos com a raça holandês.

"No Brasil, já temos empresas junto com a Embrapa utilizando o teste genômico. É uma novidade do mercado de genética que é acessível, com ganhos rápidos e de muita confiabilidade. Vamos explicar melhor ao criador, não só de Alagoas, mas de toda região,a utilizar essa fermenta", explicou Domicio.

O teste genômico como critério de seleção, aliado à ferramentas de transferência de embriões e fertilização in vitro, pode acelerar os ganhos da produção do rebanho e aprimorar a genética. "A palestra vai mostrar como o criador pode fazer o teste em animais de sua propriedade e localizar os melhores animais de outros plantéis através da avaliação do genoma",pontuou Domicio.

Além da palestra sobre avaliação genômica em gado leiteiro, a Expoalagoas Genética oferece aos criadores o curso teórico e prático 'Exterior do Cavalo e Resenha', no dia 14, das 8 as 18h. As palestras e cursos da exposição são gratuitas. Os interessados devem procurar a ACA para efetuarem suas inscrições. A exposição também contará com os tradicionais julgamentos e exposição de animais, três leilões e Prova de Três Tambores. 

SERVIÇO

9ª Expoalagoas Genéticoa

Data: 13 a 19 de maio

Local; Parque da Pecuária – Maceió/AL

Informações:   ACA - (82) 3346-1386

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]