Dólar com. 5.1142
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
17/10/2018 às 11h29

Economia

Confiança do empresário do Comércio aumenta em Maceió

A aproximação do final do ano é um dos motivos que contribui para o aumento de 3,1% da confiança

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) aumentou 3,1% na variação mensal, em setembro, conforme pesquisa do Instituto Fecomércio, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC). As contratações de temporários, o estímulo aos novos investimentos e renovação de estoques contribuíram na percepção de confiança. Além da aproximação do final do ano, pois eleva a sensação de melhoria da economia.

Conforme a análise do assessor econômico da Fecomércio, Felippe Rocha, vale ressaltar que o momento atual, um dos componentes do indicador, elevou em 3,8%, e um dos fatores que contribuiu foi o aumento das vendas do comércio (+7,2%). “Já na expectativa futura da economia, houve evolução de 2,8%, com destaque para a melhora da economia brasileira nos próximos meses (+5%)”, explicou.

Em relação ao índice de investimentos do empresário, houve crescimento de 2,9% na variação mensal, levado por um aumento de 4,4% na contratação de funcionários, indicando contratação de funcionários temporários para final de ano. E crescimento de 3,5% nos estoques, demonstrando que já há preparação de novos produtos para vendas de natal.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a confiança do empresário está, atualmente, 1,7% acima do que ano passado. As condições do comércio, em setembro deste ano, está 7,3% mais favorável do que no mesmo período do ano anterior e o nível de investimentos está 1,3% acima. “Embora o nível de contratação de funcionários esteja 2,3% abaixo”, ressaltou o economista. A coleta de informações da

ICEC foi realizada nos últimos 10 dias de agosto. Foram entrevistados 189 empresários do setor em Maceió.


Fonte: Ascom Fecomércio/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]