Dólar com. 4.9991
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
16/10/2018 às 09h31

Economia

Endividamento apresenta estagnação em setembro

O número de maceioenses com dívidas ficou em 185 mil e, destes, mais de 86 mil estão com contas em atraso

O endividamento da capital apresentou estagnação em setembro, conforme sinaliza a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) de Maceió. Realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em parceria com o Instituto Fecomércio de Estudo, Pesquisa e Desenvolvimento do Estado de Alagoas (Instituto Fecomércio AL), a pesquisa aponta que, se em agosto houve ligeira alta no número de endividados, em setembro ocorreu uma ligeira variação negativa de 0,32%, sendo considerado estagnado.

Assim, o número de maceioenses com dívidas manteve-se no patamar de 185 mil, o que equivale a 61,8% dos cidadãos, e houve redução de 1,15% entre os endividados com contas em atraso, saindo de 87.726 para 86.720 (ou 28,9%). De acordo com o levantamento, quando observado o nível do endividamento em relação ao mesmo mês do ano anterior, a sociedade tem menos dívida, pois houve recuo de 7%. E, na mesma situação, os consumidores da capital estão atrasando 17,78% menos contas do que no passado.

Apesar de um percentual menor de dívidas quando se compara a setembro de 2017, a inadimplência atual está 15,34% maior. “Nos últimos três meses, a capital perdeu cerca de 489 postos de trabalho. Encerremos o primeiro semestre de 2018 com uma taxa de desemprego de 16,4%, ficando 4 pontos percentuais acima da média nacional. Esse cenário dificulta boa parte da população a cumprir suas obrigações”, explica Felippe Rocha, assessor econômico da Fecomércio AL.

Para o especialista, o aumento de 0,6% no uso do cartão de crédito reflete o endividamento dos consumidores, em parte impulsionado pelo Dia dos Pais, celebrado no mês anterior. Olhando por cima, esta elevação pode ser considerada mínima, mas somada ao uso habitual do cartão, o percentual de consumidores com dívidas nesta modalidade de crédito é de 84,6%, em setembro. Os carnês de loja, alternativa ao cartão, foi a opção para 8,4% dos cidadãos, mas apresentou queda de 1,3% na variação

mensal. “Sinal de que os empresários estão negando a disponibilidade de crédito para evitar o consumo excessivo e um efeito bola de neve que compromete não apenas a renda do consumidor, mas a renda do próprio empresário, pois este precisa ter capital de giro para gerir seus estoques e dinamizar a empresa”, explica Felippe.

O crédito pessoal teve procura de 6,2% dos consumidores e, assim como os carnês, apresentou redução na variação mensal (1,6%). Dos consumidores com contas em atraso (28,9%), 46,8% disseram que outros membros da família e que vivem em sua residência também estão com dificuldades de pagar suas próprias contas. Para 53,2%, essa dificuldade não se estende a outros membros.

Ainda de acordo com o levantamento, dentre os que estão em situação de inadimplência (19,2%), somente 3,4% afirmaram ter capacidade de pagar integralmente a dívida. “Isso sinaliza uma melhora quando comparamos a situação mensal, pois em agosto, apenas 1,3% dos consumidores afirmaram ter condições de saírem totalmente da situação de inadimplência”, observa Felippe.

Do volume geral de endividados, 20,3% irão pagar parcialmente suas dívidas e arrolar juros. Na variação mensal, a capacidade de pagamento parcial reduziu 7,2%. Já o número de pessoas que não têm como pagar suas contas aumentou 7,4%. “Situação bastante delicada, reforçando as dificuldades da região de gerar emprego e renda”, fala o economista.

O tempo de pagamento das contas em atraso continua a aumentar. Se em janeiro os consumidores demoravam, em média, cerca de 71 dias para quitar suas dívidas em atraso; hoje, esse tempo é de 80,2 dias, em média. O tempo médio de comprometimento do orçamento com dívidas, saiu de 5,1 meses passou para 6,4 meses.

Essa ampliação indica que o consumidor está, cada vez mais, diluindo suas compras em número maior de parcelas afim de evitar o descontrole orçamentário. Como isso, o consumo presente fica retraído, deslocando para o consumo futuro, apesar de a parcela média atual de comprometimento da renda comprometida com dívidas estar em 24,1%; valor saudável e que permitiria ao consumidor demandar mais.

Relatório completo disponibilizado no site do Instituto Fecomércio AL.


Fonte: Ascom Fecomércio/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]