Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
12/10/2018 às 12h30

Economia

Viagens domésticas podem chegar a cerca de 3 milhões no feriado

A previsão do Ministério do Turismo (MTur) para o feriado prolongado de 12 de outubro é de que sejam feitas 3,24 milhões de viagens domésticas, com impacto econômico de R$ 6,7 bilhões nos destinos visitados.

Além de homenagear a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, nesta sexta-feira também é celebrado no país o Dia da Criança. O feriado pode ser prolongado até segunda-feira (15), com a comemoração do Dia do Professor. Segundo o Ministério do Turismo, os destinos mais procurados são Porto Seguro (BA), Natal (RN), Fortaleza (CE) e Balneário Camboriú (SC).

Os aeroportos da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) com voos comerciais regulares devem registrar aumentos de 2% na movimentação de passageiros e de 6% na circulação de aeronaves durante o feriado. De acordo com estimativa da empresa, entre os dias 11 e 15 de outubro, 47 aeroportos da empresa devem receber 1,07 milhão de viajantes, considerando embarques e desembarques, e um total de 9,2 mil voos, entre pousos e decolagens. Os números, no mesmo período no ano passado, foram de 1,05 milhão de passageiros e 8,7 mil voos, levando em conta a movimentação entre quinta e segunda-feira.

O dia de Nossa Senhora Aparecida é o quarto feriado prolongado do ano, depois do Dia do Trabalho, Corpus Christi – segundo com maior faturamento e viagens –, e o 7 de Setembro. A estimativa do MTur é de que os sete feriados prolongados de 2018 resultem em 13,9 milhões de viagens e injetem R$ 28,84 bilhões na economia. O cálculo não inclui a Semana Santa e nem o Carnaval, por já serem prolongados.

Até o final de 2018, mais três feriados prolongados (Finados, Proclamação da República e Natal) devem estimular a realização de viagens internas, segundo o ministério.

Guia para viagens

A Infraero disponibilizou um guia com orientações sobre viagens, dicas sobre direitos e responsabilidades do passageiro e da companhia área, que pode ser consultado na internet.

O material também informa sobre o funcionamento do setor aéreo e tira dúvidas sobre bagagens, transporte de animais e produtos de origem animal e vegetal trazidos do exterior, entre outros.


Fonte: Agência Brasil

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]