Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
10/10/2018 às 15h10

Economia

Neste final de ano, Alagoas terá mais oferta de vagas temporárias do que em 2017

Volume de contratações no Estado deve aumentar 4,97%. Já na capital, estimativa é de que haja redução de 10,97%

A proximidade do final de ano já começa a movimentar as contratações temporárias. Analisando o período de junho a agosto deste ano, o Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisa e Desenvolvimento do Estado Alagoas constatou que já houve a contratação de 219 trabalhadores temporários, em Maceió, e 510 em Alagoas.

O desempenho geral, à primeira vista pode ser tímido, mas traz um aumento de 4,29% comparado ao volume absorvido pelo mercado no ano passado em Alagoas, quando o número de contratações foi 489. Porém, em relação à capital, em 2017 foram contratados cerca de 246 colaboradores em regime temporário de trabalho; volume 10,97% maior do que o estimado para este ano.

Ainda que a projeção seja menor em Maceió, as pesquisas de expectativas do empresário do Comércio demonstram mais confiança com a dinâmica do consumo e, em setembro, houve um maior investimento para preparar as lojas para o final do ano. “Comparado ao mesmo período do ano passado, a confiança do empresário teve um melhor desempenho, 1,7% a mais, o que demonstra uma melhor disposição para investir em seus estabelecimentos e nos estoques. Porém, em relação à contratação de funcionários, houve uma redução de 2,3% nas intenções”, esclarece o assessor econômico da Fecomércio, Felippe Rocha. De acordo com ele, como a maior parte dos estabelecimentos comerciais se concentra em Maceió, essa redução na intenção de contratar explica porque a estimativa de temporários na capital é menor para 2018.

Como o mercado é dinâmico e essa projeção é feita em cima de dados coletados até agosto, há uma possibilidade de o número de temporários aumentar. “A análise vai até agosto e as contratações costumam acontecer até setembro. Sendo assim, caso o comércio tenha registrado em setembro a mesma dinâmica dos meses anteriores, pois ainda não temos esses dados, é bem provável que o saldo alagoano fique em 590 temporários”, observa o economista, acrescentando que esse número representa apenas 0,78% das contratações de temporários esperada pela Confederação Nacional

do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que recentemente divulgou a previsão de contratação de 73,1 mil trabalhadores temporários, um avanço de 10% em relação aos 66,7 mil postos criados no ano passado.


Fonte: Ascom Fecomércio/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]